Está disponível o número 19 da Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social.
Sob o tema O poder das expressões artísticas e estéticas em processos educativos para a transformação social, este número destaca o papel da arte na educação como lugar de experimentação, diálogo e mudança.
Reúne contributos que afirmam uma educação comprometida com a cidadania, a diversidade, a justiça, a equidade e os direitos humanos, convidando-nos a aprender, pensar e agir de forma mais crítica e consciente.
Inspirado no gesto provocador da arte, este número parte da ideia de que nem tudo é aquilo que parece ser. Tal como a arte nos convida a questionar o que vemos e o que tomamos como certo, também a educação pode abrir espaço à dúvida, à escuta e à construção de novos olhares sobre a realidade.
Fazemos votos de boas leituras!
ÍNDICE
EDITORIAL
Andreia Reis, Sara Monteiro & Joana Costa
CADERNO TEMÁTICO
Entre o currículo e a utopia: A educação artística como espaço de aprendizagem e transformação social em Portugal (1925-2025)
Helena Cabeleira
Pedagogias artísticas multilingues na formação docente para a cidadania global
Mónica Lourenço
Raízes – Canções feirenses: um projeto de recuperação cultural a partir do contexto escolar
Tiago Manuel da Hora & Nuno Peixoto de Pinho
Narrativas visuais como meio de ativismo juvenil
Benedita Loureiro & Pedro Reis
A fruição da obra de arte na era digital
Venise Melo
PRÁTICAS
Teatro e Perfil dos Alunos numa escola pública
Pilar Gomes & Sílvia Marques
Redesenhando percursos: a educação com artes como estratégia para reintegrar jovens em situação de abandono escolar
Rita Iara Oliveira
Música, comunidade e transformação
Manuel Oliveira
Laboratórios Pedagógicos EDxperimentar – a importância das expressões artísticas e estéticas nas práticas educativas de EDCG em escolas de quatro territórios de Portugal
Eva Jesus, Filipe Martins, Laure De Witte, Graça Rojão, Hugo Cruz Marques, Jorge Cardoso, Maria Ressano Garcia & Sara Borges
Metáforas visuais para tempos digitais: a ilustração como prática pedagógica crítica
Cristina Domínguez Iglesias & Hugo Maciel
DOCUMENTO-CHAVE
Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2025-2030 (ENED 2025-2030)
PUBLICAÇÕES RECENTES
Kit de ferramentas de Improvisação para educadores
Guia de Boas Práticas e Recursos para a Educação para a Cidadania Global
WEZU: sementeiras feministas pela paz em Moçambique
Percursos didáticos: Desigualdades mundiais | Migrações
Os restos de ontem – uma proposta pedagógica
Ciclo de Formação do Programa Ibero-Americano de Cidadania Global para o Desenvolvimento Sustentável