No dia 11 de abril, das 9h30 às 16h30, a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) recebeu um encontro significativo que reuniu membros da Comunidade Sinergias ED e do projeto Escolas Transformadoras para discutir a “Extensão crítica: Diálogo(s) entre Comunidade(s) e Academia(s)”.

Este evento teve como objetivos: i) proporcionar um momento de interconhecimento entre as pessoas dos dois projetos – Sinergias ED e Escolas Transformadoras; ii) questionar e aprofundar visões sobre a “Extensão crítica: diálogo(s) entre Comunidade(s) e Academia(s)” e iii) partilhar práticas, experiências e vivências surgidas deste(s) diálogo(s) a partir do trabalho da Comunidade Sinergias ED e do projeto Escolas Transformadoras.

Com a participação de 45 pessoas, das quais 29 eram membros da Comunidade Sinergias ED, o encontro foi uma oportunidade para aproximar essas duas comunidades e incentivar uma aprendizagem colaborativa. O programa incluiu uma agenda de trabalho abrangente. Durante a manhã, quem participou teve a oportunidade de ouvir e interagir com uma dupla de convidadas: Monique Leivas Vargas, da Universitat de València, e Fernanda Candida, da Emaús Fundación Social. A conversa foi moderada por La Salete Coelho, membro da Comunidade Sinergias ED, que orientou as partilhas.

As partilhas das experiências enriqueceram o diálogo e lançaram insights importantes para a discussão em plenário e, posteriormente, em pequenos grupos.

Este encontro representou um passo significativo na promoção do diálogo e da colaboração entre a comunidade e a academia, destacando a importância de aproximar comunidade e academia em diálogos e práticas, de modo que, colaborativamente, possamos encontrar e criar soluções para desafios comuns. A troca de conhecimentos e experiências certamente inspirou as pessoas participantes a continuarem o diálogo e o trabalho colaborativo para criar impacto positivo nas comunidades e instituições de ensino.

Published On: 15/04/2024