Comunidade Colaborativa

Aceda à Área Reservada

Escola Comunitária (jul., 2019)

A Comunidade Sinergias ED, nascida, de forma natural e orgânica, no âmbito do projeto Sinergias ED, é assumida, atualmente, como a base e o motor principal do mesmo, uma vez que é dela que emergem e que se sustentam várias iniciativas do projeto.

É um espaço agregador de agentes nacionais de diferentes tipologias de instituições, nomeadamente da sociedade civil e do ensino superior, que procura, na diversidade dos seus membros, mobilizar dinâmicas de diálogo, de reflexão e de ações coletivas e colaborativas orientadas por uma ética do cuidado e por uma ecologia de saberes em torno das temáticas da ED.

Espera-se que a Comunidade Sinergias ED facilite, a par das relações interpessoais e das ligações institucionais, ações concretas promovidas dentro e fora da Comunidade com a finalidade de reforçar o alcance e a qualidade da intervenção em ED em Portugal.

Nesta edição, somos 61 membros ativos e organizamo-nos em 5 Grupos de Trabalho Colaborativo distintos que poderá explorar mais abaixo.

Procuramos estar, fazer, ser, sentir e perdurar em comum, por isso, a nossa identidade coletiva está em permanente (re)construção.

Cartografia da Comunidade

Esta cartografia ilustra graficamente as características principais da Comunidade de atores que o Sinergias ED mobiliza e as relações que aí se reconhecem. Permite distinguir tipos de envolvimento (enquanto membro da Comunidade ou numa qualidade mais avulsa), as colaborações entre as pessoas, o tipo de organizações a que as pessoas estão ligadas, o âmbito geográfico da comunidade, entre outras leituras possíveis.

Grupos de Trabalho Colaborativo

A Comunidade Sinergias ED está organizada em torno de 5 Grupos de Trabalho Colaborativo que estruturam as várias atividades que são levadas a cabo. Estes grupos dão corpo ao princípio da colaboração enquanto mais-valia e desafio para as aprendizagens e a produção de conhecimento e são autogeridos pelos seus membros.

Dinâmicas Regionais

O Grupo de Trabalho Colaborativo das Dinâmicas regionais é um coletivo de aprendizagem e colaboração da comunidade que tem por fim promover dinâmicas territoriais e descentralizadas do Sinergias ED com vista ao enraizamento das aprendizagens e conhecimentos ligados aos membros da Comunidade.  

Veja mais

Escolas Comunitárias e Encontro Internacional

O Grupo de Trabalho Colaborativo das Escolas Comunitárias e do Encontro Internacional tem como objetivo idealizar, discutir, planear e implementar as edições de 2021 e de 2022 da Escola Comunitária Sinergias ED e o Encontro Internacional Sinergias ED que decorrerá em 2023.

Veja mais

Ferramentas Digitais de Comunicação

O Grupo de Trabalho Colaborativo dedicado às Ferramentas Digitais de Comunicação pretende fortalecer e inovar nas ferramentas de comunicação interna da Comunidade e de comunicação externa do projeto. Potenciar novos espaços virtuais de partilha e aprendizagem e estreitar a comunicação entre os membros da Comunidade são os principais objetivos deste grupo. Como o fazemos? Através da remodelação e dinamização do website que está a consultar e através da construção de uma área específica reservada aos membros da Comunidade Sinergias ED.

Veja mais

Tomadas de Posição de Influência Política

O Grupo de Trabalho Colaborativo dedicado à Influência Política pretende promover a reflexão sobre a forma como a Comunidade Sinergias ED pode construir posicionamentos coletivos sobre algumas das temáticas centrais da nossa Comunidade, com vista a poderem vir a influenciar as políticas e as práticas da ED/ECG em Portugal.

Veja mais

Reflexão e Ação em torno da Revista Sinergias

O Grupo de Reflexão e Ação em torno da Revista Sinergias – diálogos educativos para a transformação social é um Grupo de Trabalho Colaborativo da Comunidade Sinergias que se ocupa da programação dos números da Revista Sinergias, refletindo e avançando com propostas sobre questões mais amplas que têm surgido em torno da mesma – posicionamento face à produção de conhecimento, papel do Conselho Científico, formatos de revisão por pares, diferentes linguagens, entre outras.

Veja mais

Trabalhos colaborativos realizados nas edições anteriores

3ª edição

Veja mais

2ª edição

veja mais

1ª edição

veja mais

Sistematização de Aprendizagens

A dimensão de meta reflexão e de aprendizagem participativa tem sido terreno fértil para a co construção e para a colaboração no contexto do Sinergias ED e da Comunidade, sendo visto pelas pessoas envolvidas como tendo contribuído significativamente para um sentido de identidade coletiva. Abaixo, passíveis de exploração, estão os resultados da promoção da sistematização de experiências e de aprendizagens enquanto oportunidade de reflexão entre pares, que vai aprofundando, aclarando e (re)construindo percursos concetuais, epistemológicos e da prática em ED.

Conhecimento produzido

Neste espaço, compilamos os conhecimentos produzidos, a partir das iniciativas do projeto, sobre a Comunidade Sinergias ED para que possa complementar o seu entendimento sobre a mesma.

Comunidade Sinergias ED: aprendizagens decorrentes da experiência de construção, aprofundamento e reforço da Comunidade Sinergias ED

Este estudo desenvolvido ao longo da terceira edição do projeto Sinergias ED, surge com o intuito de permitir uma reflexão mais aprofundada sobre as condicionantes da criação de um sentido de comunidade, de um espírito de pertença, com um enfoque na identificação de fatores que promovem ou dificultam a criação e manutenção destes sentidos. Um estudo a partir das histórias e das vozes, individuais e coletivas, que o projeto vem convocando.

DOWNLOAD DO ESTUDO (.PDF)

A Comunidade Sinergias ED: uma ponte colaborativa entre o Ensino Superior e a Soc. Civil

Webinars Internacionais, 2020

Vídeos produzidos no âmbito dos encontros da Comunidade Sinergias ED

Democracia, Relações de Poder e uma Educação Transformadora para a Cidadania Global.

Desafios na capacitação em Educação para o Desenvolvimento: as negações e os vícios da sociedade em que vivemos.

Como podemos ressignificar o que é a Ciência, o que é a Educação e o que é o Desenvolvimento na nossa sociedade de hoje, por forma a que a Universidade seja um espaço de diálogo de saberes?