O aguardado encontro “Olhares que dialogam: a comunidade como ponto de partida” aconteceu no dia 10 de janeiro de 2024 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, reunindo 29 participantes, dos quais 8 são novos membros da Comunidade Sinergias ED.

A 5.ª edição do projeto (out. 2023 a set. 2026)  foi o foco central do encontro, proporcionando aos presentes a oportunidade de conhecer e apropriar-se do verdadeiro sentido dessa iniciativa, bem como compreender a proposta concreta que a orienta. O encontro também serviu como espaço para uma reflexão conjunta sobre a articulação da forma de trabalho do processo futuro do projeto. Foi ainda uma oportunidade de fortalecer e promover o interconhecimento entre as pessoas e instituições participantes.

O clima do encontro foi marcado pelo entusiasmo e pela riqueza das trocas de aprendizagens, conhecimentos e ligações. Agradecemos a todas e todos que se fizeram presentes, contribuindo para um reencontro enriquecedor e para o início de um novo ciclo na Comunidade Sinergias ED.

Esta Comunidade é um espaço agregador de agentes nacionais de diferentes tipologias de instituições, nomeadamente da sociedade civil e do ensino superior, que procura, na diversidade dos seus membros, mobilizar dinâmicas de diálogo, de reflexão e de ações coletivas e colaborativas orientadas por uma ética do cuidado e por uma ecologia de saberes em torno das temáticas da ED.

Fica o convite para que continuem entusiasmadas/os, pois em breve voltaremos a reunir, seja presencialmente ou virtualmente, para aprofundar as relações e utopias que nos unem no trabalho por um mundo mais justo, solidário, sustentável e digno.

O sucesso deste encontro apenas reforça a certeza de que comunitariamente, através dos olhares que dialogam, podemos fomentar transformações sociais para um futuro melhor.

Published On: 12/01/2024