No dia 17 de janeiro de 2024, entre as 13h e as 14h30, decorreu o 4.º webinar da ANGEL Webinar Series sobre Global Education and Learning, no âmbito de uma parceria entre a UCL, a GENE e a ANGEL, à qual se juntou a UNESCO, desta feita. Dedicado ao muito atual tema da versão revista da Recomendação da UNESCO de 1974, o webinar New opportunities for action with the revised UNESCO Recommendation concerning education for international understanding, co-operation and peace and education relating to human rights and fundamental freedoms incluiu um painel de pessoas convidadas e foi moderado por Massimiliano Tarozzi (UNESCO Chair in Global Citizenship Education in Higher Education). O concorrido webinar contou com a presença de 86 pessoas, entre elas membros da Comunidade Sinergias ED.

Com o webinar, pretendia-se convidar os membros da ANGEL a olharem de perto a Recomendação revista da UNESCO, para que todas e todos (enquanto indivíduos, profissionais, setor político, comunidade) possamos apoiar na implementação deste instrumento histórico, o único instrumento legal que especifica de que forma é que a Educação desempenha um papel ao aproximar as nações de ideais inadiáveis, tal como a Paz, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável.

A intervenção principal foi de Lydia Ruprecht (Team Leader for Global Citizenship Education within UNESCO’s Section for Global Citizenship and Peace Education), que coordenou a revisão da Recomendação de 1974 da UNESCO e integrou o painel de pessoas peritas envolvidas na organização das revisões deste instrumento. Começou por apresentar esta Recomendação para a Paz, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável (como é sucintamente conhecida), um de 9 instrumentos legais não-vinculativos da UNESCO relativos à Educação, e que foi adotado em novembro de 2023 pelo consenso de 194 Estados-Membros. O instrumento foi apresentado como um quadro de referência que aproxima diferentes abordagens em torno de um eixo de ação comum, do qual consta um conjunto de definições de trabalho acordadas internacionalmente, 14 princípios orientadores dos sistemas educativos, possibilidades de objetivos de aprendizagem para apoiar o desenho do currículo, assim como uma lista de áreas de ação. A Recomendação deverá ser uma chamada para a ação, uma ferramenta ao serviço da advocacia e um instrumento de referência, útil para professoras/es e docentes, direções escolares, responsáveis políticos, alunas/os e estudantes, famílias e encarregadas/os de educação, investigadoras/es e atores da sociedade civil.

Seguiram-se as intervenções de Katarina Popović (Secretary General of International Council for Adult Education), de Carla Sabbatini (Executive Director of the UNESCO Chair on Education for Sustainability and Global Citizenship) e de Karen Pashby (Professor of Global Citizenship Education), nas quais se exploraram desafios e oportunidades da Recomendação.

Após o plenário, constituíram-se quatro pequenos grupos de discussão, nos quais se refletiu sobre: Que áreas da Recomendação requerem especial atenção?; Como usar a Recomendação para melhorar as políticas e práticas em torno da ED/ECG?; e Que metodologias de investigação utilizar ou criar para implementar a Recomendação? As reflexões foram, depois, partilhadas no regresso ao plenário.

Deu-se por encerrado o webinar, com a perspetiva de que o empenho de todas e todos é necessário para dar vida a esta Recomendação. Mais informação sobre a Recomendação para a Paz, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável pode ser encontrada aqui.

Nota 1: A Karen Pashby mencionou o DIGEST duas vezes na sua intervenção!, enquanto importante recurso que ilustra a investigação produzida em torno da ED/ECG/ETS. Um olá especial para a Andreia Reis, a Dalila Coelho, o Francisco Parrança, a La Salete Coelho e a Mónica Lourenço, membros da nossa Comunidade Sinergias que têm estado envolvidas/o na versão portuguesa deste recurso. A edição de 2023 sairá ainda no primeiro trimestre.

Nota 2: No webinar, também se mencionou a Conferência ANGEL de 2023, em Paris. Outro olá especial para a La Salete Coelho, a Mariana Alves, a Marta da Costa e a Mónica Lourenço, que participaram!

Published On: 18/01/2024