O projeto Sinergias ED recebeu apoio do Camões, ICL até 2026 para continuar a potenciar as relações e aprendizagens colaborativas entre ação e investigação em ED.
Com o objetivo geral de fortalecer a intervenção em Educação para o Desenvolvimento (ED) em Portugal, com vista à transformação social, o projeto concentra-se em potenciar a capacidade transformadora das relações e aprendizagens colaborativas entre agentes de ação e investigação em ED.
O projeto é promovido pelas entidades Fundação Gonçalo da Silveira e Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto que, desta forma, renovam sua colaboração desde 2013. Tendo por base os impactos já alcançados com 10 anos de intervenção, o projeto continuará a contribuir, de forma singular e reconhecida nacional e internacionalmente, para a promoção de investigação e produção de conhecimento para a capacitação dos agentes de ED e a criação de oportunidades regulares de aprofundamento da reflexão e partilha de experiências, informação, metodologias e recursos pedagógicos.
A intervenção estrutura-se em torno a 3 eixos de trabalho: a promoção de Espaços de Encontro entre agentes de ED; a produção e partilha de Conhecimento em ED e a co-construção de aprendizagens pessoais e institucionais entre agentes de ED.
Consideram-se determinantes as seguintes atividades:
- Dinamização de Encontros da Comunidade Sinergias ED
- Webinars “Sinergias das 2 às 3”
- Escolas Comunitárias Sinergias ED
- IV Encontro Internacional Sinergias para a Transformação Social
- Dinamização da revista científica “Sinergias – diálogos educativos para a transformação social”
- Comemoração do 20.º número da revista Sinergias – diálogos educativos para a transformação social
- Produção de conhecimento em ED a partir de processos colaborativos promovidos pela Comunidade Sinergias ED
- Criação e dinamização de Roteiros Digitais Sinergias ED
- Partilha e disseminação em eventos e redes de âmbito nacional e internacional do conhecimento produzido
- Realização de estudo sobre ED a partir das práticas do projeto.
Acompanhe-nos nesta nova jornada!