A Comunidade Sinergias ED reuniu recentemente para refletir em torno da avaliação da 4.ª edição do projeto, que decorreu entre 2020 e 2023, e da Teoria Sinergias ED criada para mapear os impactos de uma década do Sinergias ED (2013-2023).

Estes dois processos foram realizados por uma equipa de monitoria, metarreflexão e avaliação, constituída por dois membros da própria Comunidade Sinergias ED, que funcionou como grupo de trabalho colaborativo.

Sob a orientação da Susana Constante Pereira, a avaliação do projeto “Sinergias ED: alargar e aprofundar as relações e aprendizagens colaborativas entre ação e investigação em Educação para o Desenvolvimento”, concentrou-se na avaliação do cumprimento dos objetivo e dos resultados esperados do projeto, assim como a qualidade dos processos desencadeados.

Paralelamente, procura-se responder às seguintes questões: i) Até que ponto a quarta edição do Sinergias ED vem reforçar o alcance e a qualidade da intervenção em Educação para o Desenvolvimento em Portugal, com vista à transformação social?; ii) Em que medida foram concretizados espaços de encontro e partilha da Comunidade Sinergias ED alargados e aprofundados, dando origem a processos de ação coletiva em diferentes âmbitos de intervenção?; iii) Em que medida foi concretizada produção de conhecimento em ED reforçada, refletida criticamente, divulgada e com influência nas políticas e nas práticas?; iv) Em que medida foram realizadas aprendizagens sobre Educação para o Desenvolvimento e o seu papel na transformação social promovidas e disseminadas através de processos colaborativos que envolvem atores de diferentes naturezas?

Desta avaliação resultam conclusões, lições e recomendações importantes para o futuro do Sinergias ED.


Sob a orientação de Carlota Quintão, explorou-se uma revisão da Teoria Sinergias ED a partir do diálogo com a Teoria da Mudança. Este resultado proporciona uma visão única sobre os impactos esperados da quarta edição do projeto, permitindo perspetivar o alcance desses impactos ao longo dos últimos 10 anos, desde a primeira edição do Sinergias ED.

Esta reflexões foram conduzidas em dois momentos distintos: um encontro presencial, no dia 1 de fevereiro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e um encontro online, no dia 6 de fevereiro. Estes momentos contaram com a participação significativa de 21 membros da Comunidade Sinergias ED.

 

 

A equipa do projeto Sinergias ED manifesta o seu agradecimento à dupla colaborativa formada pela Carlota Quintão e Susana Constante Pereira, e a todos os outros membros da Comunidade Sinergias ED que contribuíram para estes processos de reflexão e avaliação ao longo dos últimos tempos.

Published On: 19/02/2024

Compartilhe nas suas redes

VER OUTRAS NOTÍCIAS