Número da Revista Sinergias já disponível

Está disponível o número 18 da Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social, novamente dedicado ao tema “Democracia(s): transformando paradigmas opressivos de poder através da Educação para o Desenvolvimento”.

Sob o tema Democracia(s): transformando paradigmas opressivos de poder através da Educação para o Desenvolvimento, este novo número sublinha a relevância de dar continuidade à reflexão sobre a democracia, num tempo em que permanece urgente pensá-la, praticá-la e reinventá-la.

Tal como nos recorda a etimologia da palavra, democracia significa, literalmente, o “poder do povo”. Porém, entre o seu sentido original e as práticas atuais, há tensões e contradições que a Educação para o Desenvolvimento e a Educação para a Cidadania Global procuram, constantemente, iluminar e transformar.

Este novo número surge, assim, como uma continuação e aprofundamento do caminho iniciado na edição anterior, reconhecendo que muito já foi discutido, mas que há ainda mais a questionar, repensar e propor.

Mergulhe connosco nestes diálogos críticos, feitos de múltiplas vozes, experiências e perspetivas, e deixe-se inspirar para construir, consigo e com os outros, novas formas de viver e fortalecer a Democracia.

ÍNDICE

EDITORIAL
Andreia Reis & Amanda Franco

CADERNO TEMÁTICO
Podem as crianças contribuir para a qualidade da governação local?
Desirée Seixas

Legislative theatre in practice: Insights from Estudantes por Empréstimo
Mariana Rosa, Roberto Falanga & João Amorim

Educação para a democracia em tempos de algocracia
Manuel Gonçalves Barbosa

OUTROS ARTIGOS
Educação para a cidadania global: Contributos para um compromisso com o diálogo social
Fátima Carneiro

PRÁTICAS
Associações populares e democracia participativa: Raízes e horizontes de um projeto em curso
Maria João Antunes, Isabel Timóteo, Hugo Monteiro, Cátia Rocha & Teresa Martins

Assembleias Cidadãs em Portugal: 2015-25
Alcides Barbosa

À oliveira democrática, o vento leva a flor
Carlota Quintão, Joana Costa, Marta da Costa & Sara Borges

DEBATE
Sahara Ocidental: 50 anos de invisibilização, e agora?
Luísa Teotónio Pereira

ENTREVISTA
Diálogo com Lucília Salgado

RECENSÃO CRÍTICA
Referencial de direitos humanos: Reflexões e perspetivas à luz da democracia
Andreia Reis & Sara Monteiro

Foram para fora, construíram cá dentro: recensão sobre o livro “Exílios no feminino: Sete percursos de luta e de esperança”
Amanda Franco & Mário Montez

Calming upset people with EAR
Albertina Raposo & Filomena Ferreira

PUBLICAÇÕES RECENTES
Práticas promissoras em contexto: Transferibilidades de esperança com jovens e profissionais da educação

RESUMOS DE TESES