No passado dia 7 de maio, a Covilhã acolheu mais um encontro da Comunidade Sinergias ED, reunindo 25 participantes de diferentes pontos do país, num espaço de partilha e diálogo em torno da Educação para a Cidadania Global e da participação democrática.
O encontro teve como base metodológica a educação entre pares e a partilha de práticas educativas. Durante a manhã, a roda de conversa “Educação, Democracia e Cidadania em contextos educativos” abriu espaço para a reflexão coletiva sobre os desafios e oportunidades de uma cidadania crítica e transformadora em ambientes escolares e comunitários.

A tarde foi dedicada ao Carrossel de Práticas – “Iniciativas democráticas e de cidadania crítica em contexto escolar” -, onde foram apresentadas três iniciativas inspiradoras:
- o trabalho conjunto do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira com a Cooperativa Mandacarú (Faro);
- a experiência da associação YUPI (Famalicão);
- o projeto MyPolis (Centro de Portugal).
Seguiram-se momentos de trabalho em grupo, que permitiram aprofundar ideias e construir pontes entre contextos, experiências e territórios.

Este encontro, organizado em parceria com o projeto EDxperimentar, dinamizado pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, pela CooLabora, Cooperativa Mandacarú e Associação Casa Velha, reforçou o papel da Comunidade Sinergias ED como um espaço de convergência de educadores, académicos e agentes de mudança, comprometidos com a construção de uma educação mais participativa, crítica e promotora de justiça social.