Conteúdo do curso
Etapa 1 – O conceito de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global
0/2
Questões para reflexão pós exploração
0/1
Desinstalar o pensamento
Nesta secção, propõe-se a exploração de outras tipologias de recursos, com o objetivo de ampliar a reflexão em torno do conceito de EDCG desenvolvido até este ponto.
0/1
Reorganizar o meu pensamento sobre ED (ainda dentro do desconforto)
Nesta secção, é lançado o desafio de (re)construir o (seu) conceito de EDCG, a partir de um conjunto de recursos cuidadosamente selecionados. A curadoria destes materiais procurou privilegiar a compreensão da EDCG na atualidade, incluindo os seus desafios, tensões e diferentes construções de sentido. Propõe-se, assim, a exploração recomendada de um recurso central e um conjunto de outros recursos que poderá explorar para aprofundar a sua reflexão.
0/1
Questões para reflexão pós exploração
- Como me senti ao explorar estes recursos? - O que me deixou desconfortável? O que me surpreendeu? O que confirmei a partir da bagagem que já trazia?
0/1
Desafio a explorar mais questões da EDCG
Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento https://www.plataformaongd.pt/
0/1
O que é a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global?

Em busca de uma definição de EDCG 

O conceito de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG) é utilizado por cada vez mais agentes educativos, nomeadamente organizações da sociedade civil, profissionais do sistema educativo, instituições educativas públicas e privadas, instituições do ensino superior, instituições ministeriais de âmbito nacional e instituições internacionais.

Dependendo de cada país, a EDCG pode assumir diversos nomes. Em Portugal utilizamos o conceito de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global. Contudo, no contexto europeu, como termo agregador, utiliza-se o termo Educação Global.

Partilhamos consigo algumas das definições existentes, produzidas por entidades governamentais e da sociedade civil, e deixamos-lhe o desafio de procurar diferenças e semelhanças entre elas.

A Educação para o Desenvolvimento é compreendida como um processo de aprendizagem ao longo da vida, comprometido com a formação integral das pessoas, o desenvolvimento do pensamento crítico e eticamente informado, e com a participação cidadã. Este processo tem como objetivo último a transformação social no sentido da prevenção e do combate às desigualdades sociais, nomeadamente às desigualdades entre mulheres e homens, do combate à discriminação, da promoção do bem-estar nas suas múltiplas dimensões, da inclusão, da interculturalidade, da justiça social, da sustentabilidade, da solidariedade e da paz, tanto ao nível local como ao nível global.

in Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 (ENED 2018–2022), Ministério da Educação e Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (2018), pp. 12-15

 

“Educação Global é a educação que possibilita às pessoas refletir criticamente sobre o mundo e o seu lugar no mesmo; e abrir os seus olhos, corações e mentes à realidade do mundo a nível local e global. Capacita as pessoas para compreender, imaginar, ter esperança e agir para criar um mundo de justiça social e climática,paz, solidariedade, equidade e igualdade, sustentabilidade planetária e compreensão internacional. Implica o respeito pelos direitos humanos e pela diversidade, a inclusão e uma vida digna para todos, agora e no futuro.”

in Declaração Europeia sobre Educação Global até 2050 (Declaração de Dublin), GENE – Global Education Network Europe (2022), p. 2

 

in What is Global Education, North-South Centre of the Council of Europe (2019)

 

in O que é a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global?, Projeto ED-Comunicar, ADRA (2023)