Tipologia de publicação: Partilha de experiências
Responsabilidade: Graal e FGS
Autoras: Eliana Madeira e Elsa Nogueira (Graal); Isabel Lacerda e Sandra Fernandes (FGS)
Língua: Português
Data de publicação: setembro de 2021
Número de páginas: 42
Acesso: https://sites.google.com/view/projetoligacoes/o-projeto/o-processo-em-5-etapas
Apresentação
A participação das organizações da sociedade civil nos processos de tomada de decisão política é fundamental para o aprofundamento de uma democracia ativa, crítica e dialogante e não meramente representativa. Contudo, nem sempre a sociedade civil tem voz, peso e condições para influenciar decisões políticas.
Criar espaços e mecanismos de diálogo entre atores políticos e atores da sociedade civil é fundamental para aumentar a capacidade de influência destes últimos sobre os nossos destinos comuns. A construção do bem comum e do país que desejamos exige este diálogo das instituições e atores políticos com cidadãos, cidadãs e, em particular, com as organizações que os representam.
Entre 2019 e 2021, o Graal e a FGS, em conjunto com outras 40 organizações da sociedade civil do centro do país e da Grande Lisboa, levaram a cabo um processo colaborativo de influência política, no âmbito do projeto LigAções: organizações da sociedade civil em reflexão e ação sobre as assimetrias do território, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativos, do mecanismo financeiro EEA Grants gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.
Esta publicação parte da experiência deste projeto e no seu corpo é revisitado o processo coletivo vivenciado, organizado em 5 etapas e destacando alguns elementos considerados fundamentais no seu desenvolvimento.
Pretende-se que as aprendizagens materializadas na publicação possam ser recuperadas e adaptadas, com ganho, em futuros processos colaborativos desenvolvidos por organizações da sociedade civil, movimentos cívicos e outros coletivos que queiram empreender esforços no sentido de influenciar decisões políticas.