- Tipologia de publicação: Relatório de avaliação
- Responsabilidade: Logframe e Comissão de Acompanhamento da ENED
- Autoras: Ana Oliveira e Ana Isabel – Logframe
- Língua: Português
- Data de publicação: Março de 2021
- Número de páginas: 61
- Acesso: https://ened-portugal.pt/pt/avaliacao-intermedia
Apresentação
A Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) 2018-2022 contribui para o reforço do compromisso político nacional no domínio da Educação para o Desenvolvimento (ED). Este compromisso, assumido por entidades públicas e Organizações da Sociedade Civil (OSC), é crucial face ao avolumar dos desafios à solidariedade e à vivência da cidadania no atual contexto internacional.
O presente relatório refere-se ao processo de avaliação intermédia da ENED 2018-2022, decorrido entre 2020 e 2021, e insere-se no âmbito da “Medida 4.3 – Cultura de Avaliação na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento” do seu Plano de Ação.
Neste documento apresentam-se as principais leituras das informações recolhidas pela equipa de avaliação externa durante o processo de avaliação, com o enfoque na interpretação e confronto de perceções dos stakeholders relevantes face a diferentes aspetos da Estratégia, assim como na análise crítica sobre o nível de implementação da ENED 2018-2022 (objetivos e medidas), e na análise à execução do Plano de Ação e do mecanismo de acompanhamento, monitorização e avaliação.
Como resultado da análise de toda a informação recolhida e sistematizada, é possível identificar um conjunto de conclusões e recomendações, a diferentes níveis. A sua sistematização é apresentada mediante oito critérios de avaliação, a saber: Relevância e Coerência; Eficácia; Eficiência; Participação e Envolvimento; Aprendizagem e Apropriação; Impacto; Comunicação e Disseminação e Sustentabilidade. Adicionalmente, são apresentadas recomendações práticas para o restante período de vigência da presente ENED.