Tipologia de publicação: Livro digital

Responsabilidade: Annette Scheunpflug e Liam Wegimont

Autores/as: Helmuth Hartmeyer e Heidi Grobbauer (Austria), Tereza Čajková (República Checa), Klaus Seitz (Alemanha); Eilish Dillon (Irlanda), Mark Mifsud (Malta), Arnfinn Nygaard (Noroega), La Salete Coelho e Dalila Pinto Coelho (Portugal), Katarína Kováčová  e Ditta Trindade Dolejšiová (Eslováquia) e Douglas Bourn (Reino Unido)

Língua: Inglês

Data de publicação: Junho de 2024

Número de páginas: 340

Acesso: https://bit.ly/4gMeZZL

Apresentação

O livro Global Education in Europe: National Histories, analisa a evolução da Educação Global (EG) na Europa. Embora a investigação sobre este tema tenha prosperado nos últimos anos, ainda existe uma lacuna significativa no que se refere à história da EG a nível nacional nos países europeus.

Esta publicação representa uma importante contribuição para a área, sublinhando o papel fundamental da história na EG e posicionando-a no centro das discussões sobre políticas educativas, cooperação internacional e política externa.

Lançado primeiramente em abril de 2024, a segunda edição deste volume foi publicada em junho de 2024, incluindo histórias nacionais da EG de 9 países europeus: Áustria, Alemanha, Eslováquia, Irlanda, Malta, Noruega, Portugal, Reino Unido e República Checa.

O capítulo sobre Portugal

Este capítulo aborda a história, a situação contemporânea e os desafios da EG ou da Educação para o Desenvolvimento (ED), conceito mais utilizado, em Portugal, destacando a política nacional e a ligação ao contexto europeu. Traça-se o surgimento da ED no período pré e pós-ditatorial português na década de 1970. Ao fazê-lo, pretende-se destacar a importância de reconhecer os processos informais e formais para compreender como a ED tem sido moldada em Portugal e, ao mesmo tempo, indicar passos chave para o reconhecimento político da ED no período contemporâneo. O progresso da ED ao longo das últimas três décadas é abordado em maior detalhe.

O capítulo apresenta-se dividido em três partes:

  • Parte 1: História inicial da ED. Oferece-se um relato da história inicial da ED, analisando eventos-chave e mapeando ações informais e formais que foram constitutivas da ED, organizadas em três fases distintas: Antes de 1974: o aparecimento informal da ED; Depois de 1974: a emergência da ED e A partir de 2005: para a afirmação política da ED.
  • Parte 2: a ED como parte de um quadro estratégico. Dedicada à compreensão da principal política nacional na área, a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED), uma iniciativa interministerial, coordenada em conjunto pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Educação desde 2010. Descrevem-se os principais pontos, desafios e lições aprendidas ao longo do ciclo de vida desta política, em cada um dos seus dois ciclos até à data, referindo ainda o ciclo que se inicia em 2024.
  • Parte 3: Aprender com a História. As autoras, La Salete Coelho e Dalila Pinto Coelho, oferecem reflexões sobre uma seleção de desafios-chave que se avizinham para o campo nos próximos anos, respondendo a preocupações nacionais, europeias e internacionais.

Colaboração

Este volume resulta de muitos anos de trabalho e da colaboração de várias pessoas no debate sobre a escassez, a importância e a necessidade de investigação sobre a história da Educação Global na Europa. As autoras e os autores não apenas escreveram sobre a história da Educação Global, mas também contribuíram, através do seu ativismo e conhecimento especializado, para a construção das narrativas nacionais dos seus países.

Compartilhe nas suas redes