Tipologia de publicação: Recurso pedagógico digital (com guia de apresentação bilingue/legendado)

Responsabilidade: OEI Portugal

Autora: ONGD Help Images

Língua: Português e Espanhol (legendados)

Data de publicação: Novembro de 2020

Número de páginas: 30

Acesso: https://vimeo.com/channels/videos5p

Apresentação

Os recursos “Geração 5P – Criamos Mudanças Positivas” podem ser acedidos através do canal Vimeo da OEI, sendo compostos por 10 minifilmes de 5 minutos de duração, abordando cada um dos 5 Ps do Desenvolvimento Sustentável. Assim, estão disponíveis 5 vídeos em português e 5 vídeos em espanhol, legendados, e um Guia de apresentação e orientação.

Estes recursos têm como objetivo proporcionar aos jovens, alunos e professores um instrumento de educação não formal que reforce a informação e o conhecimento sobre a Agenda 2030, a partir dos 5 P – Pessoas, Planeta, Parcerias, Paz e Prosperidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo como ponto de partida os Direitos Humanos (DH) e os Deveres e Obrigações dos Seres Humanos (DOSH).

A produção desta série de miniprogramas tem ainda como objetivo alertar para a necessidade de assumir comportamentos responsáveis e de mudança na forma como compreendemos e interagimos com o Mundo e na forma como vivemos, impulsionando a ação concreta e o exercício da cidadania.

O visionamento de cada um dos 5 Vídeos é de aproximadamente 5 minutos e a sua produção permite um trabalho pedagógico sucessivo ou independente.

Cada programa começa sempre com a apresentação de um dos P, o seu enquadramento geral nos ODS específicos e a sua relevância no âmbito dos Direitos Humanos (DH). De seguida, é apresentado um pequeno filme (cuja utilização foi autorizada, com cerca de 1 minuto de duração) que demonstra de alguma forma (direta ou indireta) a relevância do P em destaque, dos ODS específicos ou um testemunho direto do seu impacto. Por último, é lançado aos jovens um desafio concreto, para que estes possam pôr em prática os conceitos apresentados, tanto de forma individual como na sua comunidade. Este desafio tanto pode sugerir uma atividade específica como avaliar e comunicar o impacto das diferentes organizações da sociedade civil que estão diretamente envolvidas em atividades na sua comunidade e promover parcerias entre elas; como pode sugerir uma atividade individual, ligada à comunidade.

Os programas são dirigidos ao público jovem, sendo igualmente interessantes para professores, como apoio a atividades escolares, tendo presente os objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Por serem recursos audiovisuais, estão adaptados a modalidades de educação a distância.

Recurso produzido no âmbito da Subvenção No. 2018/SPE/0000400209 da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID à Organização de Estados Ibero-americanos – OEI.

© Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID

© Organização de Estados Ibero-americanos, OEI.

ARQUIVOS

Compartilhe nas suas redes