Eventos
Sinergias ED

Sobre os Eventos: Espaço de partilha e divulgação de iniciativas que acontecem no campo da ligação entre investigação e ação na área da Educação para o Desenvolvimento e outras educações relacionadas com a transformação social. Esta disseminação, ao nível nacional e internacional, é fundamental para o reforço da partilha de conhecimento e de práticas nesta área.

Disponibiliza-se uma área para divulgação de Conferências e Encontros no contexto português e internacional. Destaca-se ainda um outro espaço dedicado a de divulgação de revistas especializadas e outras publicações relevantes, divulgando-se aí o lançamento de números recentes e a abertura de candidaturas relevantes para publicação de artigos.

Próximos eventos

Revistas especializadas e outras publicações

Foi lançada a trigésima quarta edição da revista Policy & Practice: a Development Education Review que tem como tema a Educação para o Desenvolvimento e Saúde.

Esta revista é desenvolvida pelo Center of Global Education, que tem como propósitos a sensibilização para as questões globais e o incentivo para ações que promovam a transformação social.

  • Call aberta: Encontra-se aberto o processo para a recolha de contribuições para a edição n.º 35 (outono de 2022) que terá como tema “Educação para o Desenvolvimento e o Paradigma Econômico”. Mais informações aqui.

A mais recente edição da revista Journal of Social Science Education é dedicada às etnografias da educação em ciências sociais nas escolas de toda a Europa.

Consulte este número dedicado a diversas temáticas aqui.

Esta revista, publicada trimestralmente, é da responsabilidade de um grupo internacional de instituições do ensino superiores do qual a Universidade do Porto é membro.

  • Call aberta: encontra-se aberto, até 30 de junho de 2022, o processo para apresentação de contribuições sobre questões, problemas e tópicos relacionados com a educação em ciências sociais. Mais informações aqui.

Revista de Fomento Social, criada em 1946 pelos jesuítas do centro Fomento Social, é uma publicação da Universidad Loyola e aborda várias temáticas desde uma perspetiva de Educação para o Desenvolvimento.

Neste último número editado é possível aceder a seis estudos interdisciplinares sobre o desenvolvimento.

  • Call aberta: encontra-se aberto, até 15 de setembro de 2022, o processo de recolha de contribuições para o próximo número da revista que será dedicado ao tema “Governação Democrática e Desenvolvimento Sustentável: o impulso para o ODS 16”. Mais informações aqui.

Revista Iberoamericana de Estudios de Desarrollo (RIED) publica investigações multidisciplinares de qualidade sobre desenvolvimento, entendido como um processo de transformação social, económico, político, cultural e tecnológico.

Esta revista publica investigações multidisciplinares de qualidade sobre desenvolvimento, entendido como um processo de mudança social, económico, político, cultural e tecnológico. Os artigos comunicam os resultados originais da investigação, apresentando argumentos claros, evidências empíricas e uma redação de qualidade.

Consulte este número mais recente aqui.

No 13.º volume da revista International Journal of Development Education and Global Learningos autores abordam os desafios atuais na educação para a cidadania global sob uma variedade de temas emergentes e dilemas que os educadores enfrentam em diferentes contextos.

Esta é uma revista internacional que publica os resultados do debate académica e da investigação sobre Educação para o Desenvolvimento e outros temas transversais – Aprendizagem Global, Educação Global e Cidadania Global. Esta é uma publicação da UCL IOE Press.

DIGEST 2021 é compilação bibliográfica de publicações académicas e investigações relevantes para o campo da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global que reúne publicações recentes em inglês, francês, holandês, alemão, italiano, português, polaco e espanhol.

A compilação da informação em língua portuguesa resultou de um esforço colaborativo de vários membros envolvidos na Comunidade Sinergias ED bem como de uma equipa brasileira.

Esta publicação é editada por ANGEL – Academic Network on Global Education & Learning e resulta de uma parceria entre Development Education Research Centre (DERC) de UCL Institute of Education e do GENE – Global Education Network Europe.

Este número mais recente da revista La Piragua dedica-se à Educação Popular na América Latina e no Caribe em tempos de transformação advindos do COVID-19.

Neste ano em que se celebra o centenário de Paulo Freire (1921-2021), ao redor do mundo várias iniciativas estão a ser mobilizadas para defender o seu legado e a sua vida inspiradora. Este número será um estímulo importante para fortalecer as esperanças apesar de todas as dificuldades e incertezas que enfrentamos.

Esta revista é uma publicação contínua do CEAAL-Consejo de Educación Popular de America Latinay el Caribe.

DIGEST 2020 é compilação bibliográfica de publicações académicas e investigações relevantes para o campo da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global que reúne publicações recentes em inglês, francês, alemão, italiano, português e espanhol.

A compilação da informação em língua portuguesa resultou de um esforço colaborativo de vários membros envolvidos na Comunidade Sinergias ED, do projeto Sinergias ED.

Encontra-se disponível para consulta o vídeo da sessão de lançamento do recurso.

Esta publicação é editada por ANGEL – Academic Network on Global Education & Learning e resulta de uma parceria entre Development Education Research Centre (DERC) de UCL Institute of Education e do GENE – Global Education Network Europe.

Educación Artística para la Justicia Social intitula-se assim o 2.º número do 10.º volume da Revista Internacional de Educación para la Justicia Socialcoordenado por F. Javier Murillo da Universidade Autónoma de Madrid.

Ativistas, investigadores, familiares e professores, entre muitos outros, concordam há muito tempo que vivemos uma emergência de desigualdade social e educacional em que urge atuar.

décima primeira edição da “Educación Global Research” foi já lançada e é dedicada ao tema da Cidadania Global e da aprendizagem. O editorial foi escrito pelo Conselho Editorial da revista e ilustra de forma metafórica a relação entre a investigação e a aprendizagem neste campo da Educação para o Desenvolvimento.. Esta publicação é desenvolvida no âmbito de um projeto dinamizado pela FERE-CECA Madrid (ECM) e em parceria com a Intered, CEAAL (Consejo de Educación Popular de América Latina), Entreculturas, Universidad P. Comillas, Newman College de Birmingham e Tecnológico de Monterrey. Tem como principal objetivo a promoção da investigação e da prática reflexiva em Educação para o Desenvolvimento.