• Tipologia de publicação: Documentário
  • Produção: Âmago, FGS – Fundação Gonçalo da Silveira e Rede Inducar
  • Responsabilidade: Equipa do projeto Alternativas: CooLabora, FEC – Fundação Fé e Cooperação, FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, Instituto Politécnico de Leiria, Rede Inducar
  • Língua: Português
  • Legendas disponíveis: Português, Inglês e Espanhol
  • Ano: 2019
  • Duração: 37 minutos
  • Acesso: https://www.projetoalternativas.org/doc-alternativas

 

Apresentação

No âmbito do projeto Alternativas, foi produzido um Documentário como forma de registo do trabalho de terreno levado a cabo junto de 4 Iniciativas Locais de Mudança mapeadas em Portugal: Casa da Esquina em Coimbra, Moledo ComVida na aldeia de Moledo (Lourinhã), Nós entre Iguais no Porto, Os Surpreendentes Incalculáveis de Faro.

Este projeto foi uma iniciativa da sociedade civil organizada, coordenada pela FGS em parceria com a CooLabora, a FEC, o Instituto Politécnico de Leiria e a Rede Inducar e co-financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Este projeto, que decorreu de 2016 a 2018, teve como grande objetivo aprofundar e promover processos de reflexão e de aprendizagem sobre os valores, as atitudes e os comportamentos conducentes a uma transformação social promotora de sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis, assumindo como lente de leitura da realidade atual das nossas sociedades, a relação constante de interdependência entre local e global. O seu foco de análise foram Iniciativas Locais de Mudança (ILM) em Portugal, que dão corpo a formas alternativas de pensar e agir face a expectativas, necessidades e aspirações individuais e coletivas, e que abrem portas a outros futuros possíveis.

Este documentário é complementado por outros resultados do projeto Alternativas, que podem ser encontrados na plataforma digital do projeto, nomeadamente: i) Um Mapa de Iniciativas onde consta o resultado do mapeamento de Iniciativas Locais de Mudança que são exemplo de transformação social nos seus territórios, levado a cabo a nível nacional; ii) Uma Carta Aberta para a Transformação Social que pretende ser um ponto de partida para se discutir este tópico e mobilizar para a ação em distintos contextos; iii) Um recurso pedagógico para trabalhar em processos educativos a questão da transformação social; iv) Uma Publicação, que está em processo de finalização, sobre o trabalho de terreno levado a cabo.

Sinopse do documentário

No início de 2018, um fotógrafo é chamado a documentar o projeto Alternativas. Um projeto que procura conhecer melhor quatro iniciativas comunitárias, cuja ambição é provocar melhorias sociais, em diferentes áreas de atuação. Durante cerca de seis meses, o fotógrafo percorre o país, visitando as iniciativas e acompanhando as atividades do projeto. Uma viagem física que é, ao mesmo tempo, uma viagem pela história de cada um dos lugares visitados. Lugares simbólicos, marcadamente pessoais, que, na sua diversidade, têm muito em comum.

 

Download do artigo.

Compartilhe nas suas redes