Tipologia de publicação: Estudo
Responsabilidade: Coordenado pela ADRA Portugal em parceria com AIDGLOBAL, Associação Par – Respostas Sociais, Fundação Cidade de Lisboa, Fundação Gonçalo da Silveira, Instituto Marquês de Valle Flôr, Mundo a Sorrir e Rosto Solidário
Autoras: Carlota Quintão e Joana Marques
Língua: Português
Data de publicação: Julho de 2022
Número de páginas: 60
Acesso: https://adra.org.pt/wpcontent/uploads/2021/12/AF_pobreza_desigualdades_est_formativo.pdf
Apresentação
Com o objetivo de aumentar a visibilidade e reconhecimento da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG) na sociedade portuguesa, este estudo procura trazer uma nova lente para observar a Pobreza e Desigualdades. Numa versão digital e interativa, o estudo propõe às leitoras e leitores uma viagem por vários desafios de reflexão, com particular enfoque na forma como cada indivíduo pode ter diferentes perceções sobre os fenómenos e agir em prol de um mundo mais justo e sustentável.
O estudo começa por explorar o que significa viver em pobreza a partir de diferentes perspetivas, a começar pela das próprias pessoas que vivenciam estas situações. Convida, de seguida, a um olhar informado sobre evidências que temos hoje sobre a magnitude dos problemas, desde a escala local à escala planetária, assinalando paradoxos e linhas vermelhas perante a incapacidade que a humanidade revelado de travar esta injustiça. Mais do que analisar dados, este tudo propõe um olhar crítico perante as causas estruturais e as diferentes estratégias de ação que têm sido implementadas, para concluir com uma proposta de roteiro EDCG para transformar modos de pensar, agir sentir, ser e poder.
Pobreza e Desigualdades é o primeiro de uma coleção de seis estudos de EDCG, intitulada ‘A urgência de ler o mundo – Estudos Formativos’. Os seis temas derivam do Referencial de Educação para o Desenvolvimento (Pobreza e Desigualdades; Justiça Social; Interdependências e Globalização; Paz; Desenvolvimento; Cidadania Global), documento orientador e de enquadramento da intervenção pedagógica da EDCG no ensino escolar oficial.