Tipologia de publicação: Relatório em formato digital

Responsabilidade: ARIPESE – Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação

Autores/as: Carlos Teixeira, Joana Costa, La Salete Coelho e Tiago Barbosa

Língua: Português

Data de publicação: Setembro de 2022

Número de páginas: 88

Acesso: https://ened-portugal.pt/site/public/paginas/estudos-e-investigacoes-pt_1675679410.pdf

Apresentação

O presente relatório apresenta o levantamento sobre Educação para o Desenvolvimento (ED) e Educação para a Cidadania Global (ECG) realizado nas 14 Escolas Superiores de Educação (ESE) associadas da Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação (ARIPESE).

De âmbito nacional, o levantamento teve como principal objetivo mapear as ações realizadas no âmbito da ED/ECG nas ESE. Foram objetos de análise os seguintes domínios: (i) caracterização pessoal dos/as participantes e dos papéis que desempenham no sistema escolar; (ii) diagnóstico das práticas educativas em ED/ECG implementadas e (iii) identificação das necessidades e constrangimentos no que diz respeito à ED/ECG, a nível pessoal e institucional.

O relatório está organizado em cinco capítulos.

No primeiro capítulo – Contexto e Enquadramento – contextualizam-se a temática e a pertinência do levantamento assim como se apresenta um enquadramento mais detalhado do projeto e do mecanismo de apoio no qual este se insere.

No segundo capítulo – Metodologia – apresentam-se a metodologia usada e o instrumento de recolha dos dados elaborado e aplicado.

No terceiro capítulo – Participantes – procede-se à análise e descrição dos/das participantes envolvidos/as no levantamento realizado.

No quarto capítulo – Resultados – analisam-se e interpretam-se os dados recolhidos, inicialmente em termos gerais e, em seguida, por entidade.

Por fim, acrescentar com base na análise de dados recolhidos, apresentam-se as Conclusões e Recomendações.

Este relatório foi desenvolvido na esfera do projeto A Educação para o Desenvolvimento nas ESE: Diagnóstico e Capacitação que decorreu entre novembro de 2021 e setembro de 2022 e foi promovido pela ARIPESE e suas associadas em conjunto com a ONGD Fundação Gonçalo da Silveira (FGS). Contou com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL) no âmbito do Mecanismo de Apoio a Iniciativas 2021 (MAI 2021) da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED 2018-22).

Compartilhe nas suas redes