Apresentação

O Reflexo é dedicado a prevenir e combater as causas da dificuldade de integração das crianças e jovens das comunidades ciganas na escola. Partindo do pressuposto de que essa integração depende não apenas da vontade das famílias e das próprias crianças e jovens, mas também da escola, a equipa pluridisciplinar que o concebeu procurou criar e disseminar novas estratégias, reflexões e imagens sobre a relação das pessoas ciganas com a escola e da escola com as pessoas ciganas.

Daí que se tenha colocado o foco na mudança a ocorrer na escola e criado um recurso educativo que contribua para a tornar mais inclusiva, nomeadamente colmatando uma lacuna grave nos currículos das várias disciplinas dos vários anos de escolaridade: a ausência de referência à história e cultura dos ciganos enquanto comunidade presente em todo o país há cerca de cinco séculos.

Por isso, além de alguns exercícios e atividades que são propostas didáticas baseadas em traços culturais e na história conhecida do povo cigano, e que podem ser usadas nas disciplinas do 2.º ciclo, é apresentado um pequeno enquadramento teórico. Apresenta ainda uma breve súmula de sugestões de atividades extracurriculares e estratégias a usar pela escola que podem complementar o trabalho feito dentro de cada disciplina (abordagem whole school approach) e algumas referências e links de recursos que permitam a utilizadores e utilizadoras do Reflexo, aceder facilmente a novas oportunidades exploratórias.

Destina-se a todas as pessoas e profissionais que consideram que a relação dos ciganos com a escola é um problema complexo e multidimensional e que querem fazer parte da solução.

Download do artigo.

ARQUIVOS

Compartilhe nas suas redes