- Tipologia de publicação: Publicação Digital
- Promotores: CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabal e FGS – Fundação Gonçalo da Silveira
- Conceção: CIDAC, FGS e Graal
- Redação: Eliana Madeira (Graal)
- Língua: Português
- Data de publicação: 2019
- Nº de páginas: 30
- Acesso: https://fgs.org.pt/wp-content/uploads/2020/06/REFERENCIAL-DE-EDUCAC%CC%A7A%CC%83O-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-NAS-INSTITUIC%CC%A7O%CC%83ES-DE-ENSINO-SUPERIOR-reflexo%CC%83es-e-experie%CC%82ncias.pdf e https://bit.ly/3Kgcwqs
Apresentação
Na senda do processo de sedimentação da Educação para o Desenvolvimento (ED) em contexto escolar, surge em 2016, o Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário, uma publicação conjunta da Direção-Geral da Educação, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., do CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e da FGS – Fundação Gonçalo da Silveira.
Mais um documento orientador? Será útil e utilizável por educadores/as e professores/as? Que usos poderá ter? Cinge-se apenas aos ciclos básico e secundário?
Para responder a algumas destas questões, propusemos a instituições de ensino superior (IES) a experimentação do Referencial ED, não só em contexto concreto de formação em educação, mas também noutras áreas como comunicação e informação, no âmbito do projeto O Referencial de Educação para o Desenvolvimento na Formação Inicial de Educadores/as e Professores/as.
Finalizando um percurso feito em conjunto, preparou-se um documento que consolida os principais conteúdos resultantes das várias atividades do projeto. Das sessões de apresentação do Referencial ED, às experiências da sua aplicação e respectivo registo e acompanhamento, este foi um caminho que nos pareceu importante partilhar com outros públicos.
A publicação Referencial de ED nas Instituições de Ensino Superior: reflexões e experiências condensa três eixos resultantes desse processo:
- Perspectivas sobre os usos possíveis do Referencial ED – apresentação de experiências de aplicação do documento em IES, com acesso a fichas com informação detalhada e contactos para poder saber mais.
- Articulações possíveis com documentos recentes de política educativa nacional – os quais criam condições favoráveis à fertilização de processos de ED no âmbito do sistema educativo formal, e que por extensão, tornam oportuno e relevante o recurso ao Referencial de ED.
- Desafios e aprendizagens – ao longo dos processos de experimentação identificaram-se potencialidades mas também obstáculos à utilização do Referencial de ED na formação inicial de professores/as e educadores/as, reflexões centrais para experiências futuras.
Esperamos que a leitura da publicação estimule novas e criativas utilizações do Referencial de ED, de forma a que este continue a “ganhar novas vidas” e se constitua como uma base para a criação de situações educativas que despertem alunos e alunas para as desigualdades locais e globais. Desejamos que seja um ponto de partida para a multiplicação de oportunidades de diálogo, de questionamento crítico, de descoberta das próprias vozes e lugares no mundo e um incentivo à imaginação e ao compromisso com alternativas capazes de alicerçar transformações.
“Referencial de ED nas Instituições de Ensino Superior: reflexões e experiências” foi produzido no âmbito do projeto O Referencial de Educação para o Desenvolvimento na Formação Inicial de Educadores/as e Professores/as, copromovido pelo CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, com o apoio financeiro do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.