Participações Internacionais

Participações Internacionais

As participações internacionais são um veículo para potenciar a disseminação das aprendizagens que o projeto Sinergias ED vai realizando, de disseminar e fortalecer o conhecimento que é produzido em Portugal nesta área e de facilitar espaços de partilha e aprendizagem. Procuramos participar em eventos científicos e integrar redes de trabalho europeias e iberoamericanas que se foquem na Educação Transformadora.

Redes

Conheça abaixo as atuais redes internacionais onde o projeto, através da participação dos seus membros da Comunidade Sinergias ED, aprofunda relações de parceria no setor da ED na Europa e a nível Iberoamericano.

Angel

A Rede ANGEL tem como objetivo reunir investigadores/as na área de Educação Global, para a partilha de um quadro concetual comum ao nível europeu. Esta rede visa permitir a partilha de estudos e de notícias relevantes e a organização eventos de networking e ser um ponto de referência para decisores/as políticos/as.

Esta rede foi instituída em estreita colaboração entre o Global Education Network of Europe (GENE), o Development Education Research Centre (DERC) e o Instituto de Educação da University College London, para dar resposta à necessidade de estabelecer e reforçar as relações existentes entre investigadores/as e instituições académicas que trabalham na área da Educação Global e outras áreas relacionadas. Também se pretende reunir um conjunto de especialistas que se podem tornar um recurso para os decisores políticos à procura de bases de pesquisa sólidas para o desenvolvimento de políticas, e que se crie uma rede entre jovens investigadores/as, estudantes de doutoramento e investigadores/as pós-doutoramento que estejam, atualmente, envolvidos em investigação em áreas relacionadas com a Educação Global.

A Comunidade Sinergias tem estado ligada à rede ANGEL de diversas formas, nomeadamente através da organização e participação em eventos comuns e da pesquisa efetuada no âmbito da publicação do Digest 2020 e do Digest 2021.

Saiba mais sobre esta rede aqui

Bridge 4.7

A Bridge 47 é uma rede criada para se constituir como um espaço de partilha e aprendizagem em torno da meta 4.7 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável dedicado a uma educação de qualidade (ODS4). O seu principal objetivo é o de mobilizar a sociedade civil em todo o mundo para contribuir para uma transformação no sentido de um mundo mais justo e sustentável através da Educação para a Cidadania Global.

Para criar um mundo justo e sustentável, é necessário transformar as abordagens tradicionais, dando prioridade à colaboração. Por isso, a Bridge 47assume a colaboração e as parcerias como um dos pilares do seu trabalho.

Uma das parcerias criadas foi entre academia e sociedade civil, através das “Parcerias de Troca de Conhecimentos” envolvendo diferentes áreas geográficas. A Comunidade Sinergias participou numa parceria Ibérica, com organizações da sociedade civil e do ensino superior de Espanha. Os principais resultados foram a publicação de um número de revista conjunto entre a Revista Sinergias – diálogos educativos para a transformação social e a Revista espanhola Fomento Social e a participação na criação de um Curso Online (MOOC) sobre Cidadania Global.

Para além de promover parcerias, o projeto envolveu ainda a produção de conhecimento sobre as mesmas de forma a potenciar aprendizagens sobre as mesmas.

A publicação Building Knowledge Exchange Partnerships Dialogues Across Europe, partilha algumas destas experiências de colaboração.

Saiba mais sobre esta rede aqui

Coletivo Sinérgico

Este coletivo, composto por um grupo de colegas unidos e unidas pelo compromisso com a transformação, surge em 2020, no âmbito da organização do ciclo internacional de webinars “Sinergias de Educação para a Transformação Social”.

Este evento, previsto para ocorrer em Lisboa, em Maio de 2020, no âmbito do projeto Sinergias ED, foi pensado colaborativamente como um momento de partilha de experiências e de aprendizagens entre diversas organizações iberoamericanas – Instituições de Ensino Superior e Sociedade Civil – que trabalham na área da Educação para a Transformação Social / Educação para a Cidadania Global (ETS/ECG).

A pandemia veio alterar-nos os planos mas não nos deixou de braços cruzados!

Alteramos o formato do evento e mantivemos o processo reflexivo e organizativo em curso.

E a experiência foi tão boa que continuamos a encontrar-nos periodicamente até à atualidade.

O objetivo principal do grupo é o de construir entendimentos e posicionamentos conjuntos ao nível iberoamericano na área da ETS, nomeadamente sobre o papel da academia e da sua ligação ética e política à sociedade civil, aos movimentos sociais e à transformação social.

Sabia mais sobre este coletivo aqui

Eventos com participação do Sinergias ED

Este espaço reúne as mais recentes participações e apresentações do projeto Sinergias ED em eventos de ED no contexto português e internacional.

4.ª edição (2020-2023)

Este congresso foi um espaço de encontro onde aqueles que participam na promoção da Aprendizagem-Serviço Universitário partilharam as suas experiências e os seus conhecimentos.

Reveja o programa e o vídeo da mesa diálogo “La generación coporticipada del conocimiento” que contou com a intervenção do projeto Sinergias ED.

A educação para a cidadania global é uma temática emergente na educação, particularmente fora do universo anglo-saxónico e ocidental. A ANGEL – Academic Network on Global Education and Learning – tem procurado abrir horizontes sobre esta área, divulgando a investigação e práticas noutras línguas e sobre outros contextos, entre os quais, o Brasil. Neste evento, contamos com a participação de especialistas da rede ANGEL do Brasil nesta área: Fernanda Rates, Silvia Moraes, Tania Ramalho e Thiago Galvão.

Esta conferência teve como objetivo refletir e desconstruir sobre os processos de pós-colonialismo e a descolonização. Pretendeu, através de pesquisas teóricas e/ou empíricas, examinar e debater como as práticas coloniais e eurocêntricas e as visões de mundo são reproduzidas.

Ao longo desta conferência, foram feitas 5 partilhas na área da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global em Portugal através de 6 vozes distintas da Comunidade Sinergias ED.

Reveja os vídeos aqui e o programa aqui.

O projeto Sinergias ED participou no passado dia 1 de Dezembro num webinar sobre enfoques teóricos e metodológicos participativos em Educação para o Desenvolvimento. Partindo do conceito de “epistemologia do Sul” de Boaventura de Sousa Santos, La Salete Coelho, membro da equipa do projeto Sinergias ED, apresentou a Comunidade Sinergias ED e o projeto desde uma perspetiva de Ecologia de Saberes.

Veja o vídeo da apresentação.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do IV Foro Andalucía Solidaria e contou com a organização de Fundación ETEA-Universidad Loyola e Coordinadora Andaluza de ONGD.

Este evento decorreu no âmbito do lançamento do número comemorativo da revista Sinergias – diáçogos educativos para a transformação social.

número comemorativo da revista Sinergias procura, não só, ilustrar uma parte dos processos e das reflexões emergentes no campo da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG) que encontraram lugar na revista Sinergias ao longo de 7 anos e 10 números, mas também e sobretudo, dar voz às pessoas que fazem da EDCG o seu campo de trabalho, de modo a promover diálogos e ações em torno de uma educação para a transformação social.

Na sessão de lançamento houve oportunidade de apresentar a revista Sinergias, visitar os textos que compõem este número comemorativo e estar à conversa com 7 convidados/as, de diferentes geografias e idiomas, sobre os Desafios Atuais da Educação para a Transformação Social.

Pode rever o vídeo do evento e consultar o número comemorativo em versão HTMLPDF.

DIGEST 2020 é compilação bibliográfica de publicações académicas e investigações relevantes para o campo da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global que reúne publicações recentes em vários idiomas.

A compilação da informações em língua portuguesa resultou de um esforço colaborativo de vários membros envolvidos na Comunidade Sinergias ED, do projeto Sinergias ED.

Reveja o vídeo do evento e consulte o recurso em formato pdf.

3.ª edição (2018-2020)

V CIED, com o título Desafíos al desarrollo: procesos de cambio hacia la justicia global, enfatizou as políticas, processos e estratégias necessárias para estabelecer caminhos alternativos orientados para uma transformação social e sistémica para uma justiça global, que permita superar a persistência das desigualdades.

Pode consultar mais informações no website do congresso e rever as intervenções que decorreram em formato virtual.

O congresso foi uma iniciativa da Red Española de Estudios del Desarrollo (REEDES) e organizado com a colaboração de Hegoa, Instituto de Estudios sobre Desarrollo y Cooperación Internacional de la Universidad del País Vasco (UPV/EHU).

Este encontro sobre parcerias na área da educação e construção de conhecimento foi dinamizado por La Salete Coelho, membro do projeto Sinergias ED, que nos questionou e nos fez refletir sobre a colaboração e a construção de conhecimento a partir do exemplo da Comunidade de Sinergias ED.

Pode consultar as apresentações em powerpoint do Bridge 47  e do projeto Sinergias ED utilizados nesta atividade. Encontra-se também disponível aqui a gravação integral do webinar.

O webinar foi co-organizado entre o Bridge 47 e a EADI – The European Association of Development Research and Training Institutes.

VIII Congreso Universidad y Cooperación al Desarrollo foi um ponto de encontro entre as universidades para partilhar experiências e gerar oportunidades de novas aprendizagens, alianças e canalizar os desafios que nos desafiam.

Consulte o programa e veja aqui um vídeo e fotografias relativas ao congresso.

Paralelamente ao encontro, decocorreu a 2ª reunião da Rede Ibérica, da qual o Sinergias ED é membro, no âmbito do projeto Bridge 47.

O Envision 4.7  foi uma oportunidade para efetivar o espírito colaborativo da Europa através de debates e a elaboração de planos sobre o futuro da meta 4.7 do ODS 4 que respeita a uma “Educação de qualidade”.

Fique a conhecer o programa e o reporte, assim como o quadro de referência, designado rodmapcriado ao longo do evento para apoiar a concretização do ODS 4 na Europa. Pode também ver as fotografias e o vídeo do evento.

O evento foi organizado em colaboração com o projeto Bridge 47 e com o Ministério da Educação e Cultura e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia.

IV Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo: La investigación sobre desarrollo frente a los límites de la globalización caracterizou-se como sendo uma reunião científica e académica com o objetivo de interligar diferentes círculos sociais e sectorais, do contexto internacional e do interesse de professores, investigadores, estudantes e agentes sociais interessados nas temáticas do desenvolvimento e dos problemas da sociedade contemporânea.

Para mais informações, consulte o website do congresso.

Este congresso foi uma iniciativa da REEDES e da Fundación ETEA para el Desarrollo y la Cooperación.

Paralelamente ocorreu a 1ª reunião da Rede Ibérica, da qual o Sinergias ED é membro, no âmbito do projeto Bridge 47.