Participações Internacionais

Participações Internacionais

As participações internacionais são um veículo para potenciar a disseminação das aprendizagens que o projeto Sinergias ED vai realizando, de disseminar e fortalecer o conhecimento que é produzido em Portugal nesta área e de facilitar espaços de partilha e aprendizagem. Procuramos participar em eventos científicos e integrar redes de trabalho europeias e iberoamericanas que se foquem na Educação Transformadora.

Redes

Conheça abaixo as atuais redes internacionais onde o projeto, através da participação dos seus membros da Comunidade Sinergias ED, aprofunda relações de parceria no setor da ED na Europa e a nível Iberoamericano.

Angel

A Rede ANGEL tem como objetivo reunir investigadores/as na área de Educação Global, para a partilha de um quadro concetual comum ao nível europeu. Esta rede visa permitir a partilha de estudos e de notícias relevantes e a organização eventos de networking e ser um ponto de referência para decisores/as políticos/as.

Esta rede foi instituída em estreita colaboração entre o Global Education Network of Europe (GENE), o Development Education Research Centre (DERC) e o Instituto de Educação da University College London, para dar resposta à necessidade de estabelecer e reforçar as relações existentes entre investigadores/as e instituições académicas que trabalham na área da Educação Global e outras áreas relacionadas. Também se pretende reunir um conjunto de especialistas que se podem tornar um recurso para os decisores políticos à procura de bases de pesquisa sólidas para o desenvolvimento de políticas, e que se crie uma rede entre jovens investigadores/as, estudantes de doutoramento e investigadores/as pós-doutoramento que estejam, atualmente, envolvidos em investigação em áreas relacionadas com a Educação Global.

A Comunidade Sinergias tem estado ligada à rede ANGEL de diversas formas, nomeadamente através da organização e participação em eventos comuns e da pesquisa efetuada no âmbito da publicação do Digest 2020 e do Digest 2021.

Bridge 4.7

A Bridge 47 é uma rede criada para se constituir como um espaço de partilha e aprendizagem em torno da meta 4.7 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável dedicado a uma educação de qualidade (ODS4). O seu principal objetivo é o de mobilizar a sociedade civil em todo o mundo para contribuir para uma transformação no sentido de um mundo mais justo e sustentável através da Educação para a Cidadania Global.

Para criar um mundo justo e sustentável, é necessário transformar as abordagens tradicionais, dando prioridade à colaboração. Por isso, a Bridge 47assume a colaboração e as parcerias como um dos pilares do seu trabalho.

Uma das parcerias criadas foi entre academia e sociedade civil, através das “Parcerias de Troca de Conhecimentos” envolvendo diferentes áreas geográficas. A Comunidade Sinergias participou numa parceria Ibérica, com organizações da sociedade civil e do ensino superior de Espanha. Os principais resultados foram a publicação de um número de revista conjunto entre a Revista Sinergias – diálogos educativos para a transformação social e a Revista espanhola Fomento Social e a participação na criação de um Curso Online (MOOC) sobre Cidadania Global.

Para além de promover parcerias, o projeto envolveu ainda a produção de conhecimento sobre as mesmas de forma a potenciar aprendizagens sobre as mesmas.

A publicação Building Knowledge Exchange Partnerships Dialogues Across Europe, partilha algumas destas experiências de colaboração.

Coletivo Sinérgico

Este coletivo, composto por um grupo de colegas unidos e unidas pelo compromisso com a transformação, surge em 2020, no âmbito da organização do ciclo internacional de webinars “Sinergias de Educação para a Transformação Social”.

Este evento, previsto para ocorrer em Lisboa, em Maio de 2020, no âmbito do projeto Sinergias ED, foi pensado colaborativamente como um momento de partilha de experiências e de aprendizagens entre diversas organizações iberoamericanas – Instituições de Ensino Superior e Sociedade Civil – que trabalham na área da Educação para a Transformação Social / Educação para a Cidadania Global (ETS/ECG).

A pandemia veio alterar-nos os planos mas não nos deixou de braços cruzados!

Alteramos o formato do evento e mantivemos o processo reflexivo e organizativo em curso.

E a experiência foi tão boa que continuamos a encontrar-nos periodicamente até à atualidade.

O objetivo principal do grupo é o de construir entendimentos e posicionamentos conjuntos ao nível iberoamericano na área da ETS, nomeadamente sobre o papel da academia e da sua ligação ética e política à sociedade civil, aos movimentos sociais e à transformação social.

Eventos com participação do Sinergias ED

Este espaço reúne as mais recentes participações e apresentações do projeto Sinergias ED em eventos de ED no contexto português e internacional.

4.ª edição (2020-2023)

A ANGEL, em parceria com a UNESCO, organizou a sua quarta conferência internacional nos dias 19 e 20 de junho de 2023, na sede da UNESCO em Paris, com o tema “Global Education for a Just, Peaceful and Sustainable World”. Vários membros da Comunidade Sinergias ED estiveram presentes.

Saiba mais sobre o evento aqui. Assista à gravação das sessões plenárias aqui. Leia o Relatório da Conferência aqui.

No dia 8 de novembro, La Salete Coelho, membro da Comunidade Sinergias ED, esteve na Universidade da Cantábria, em Santander (Espanha), a partilhar o trabalho do projeto e da Comunidade Sinergias ED, com colegas da área da Educação.

Entre os dias 21 e 24 de junho decorreu, em Itália, a Escola de Verão da ANGEL – Academic Network on Global Education and Learning sobre a investigação em Educação para a Cidadania Global.

O projeto Sinergias ED esteve presente através da participação de dois membros da Comunidade Sinergias ED: Francisco Parrança da Silva da Universidade de Aveiro e La Salete Coelho da Escola Superior de Educação – IPVC.

O relatório e avaliação do evento pode ser consultado em https://angel-network.net/sites/default/files/Angel%20SummerSchool%202022%20-%20REPORT%20%281%29.pdf

No dia 1 de junho decorreu, em formato online, o Seminário Global Education in Latin America, organizado pela Academic Network on Global Education & Learning. 

Esta iniciativa procurou destacar e analisar diferenças regionais no desenvolvimento e implementação de políticas e práticas que visam promover a Cidadania Global.

A gravação do seminário está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NF9Z0K894dg.

Nos dias 6 e 7 de maio decorreu o VI INCTE – International Conference on Teachers Education, em Bragança.

O Sinergias ED esteve representado por Joana Padrão que apresentou uma comunicação intitulada “Sinergias ED: Questionando a desigualdade de poder na produção de conhecimento”.

Foi uma excelente oportunidade para partilhar e aprofundar reflexões!

Leia o artigo “Sinergias ED: questionando a desigualdade de poder na produção de conhecimento entre a academia e a sociedade civil” publicado no Livro de Atas do VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22) disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/25401 

Este congresso foi um espaço de encontro onde aqueles que participam na promoção da Aprendizagem-Serviço Universitário partilharam as suas experiências e os seus conhecimentos.

Reveja o programa e o vídeo da mesa diálogo “La generación coporticipada del conocimiento” que contou com a intervenção do projeto Sinergias ED.

A educação para a cidadania global é uma temática emergente na educação, particularmente fora do universo anglo-saxónico e ocidental. A ANGEL – Academic Network on Global Education and Learning – tem procurado abrir horizontes sobre esta área, divulgando a investigação e práticas noutras línguas e sobre outros contextos, entre os quais, o Brasil. Neste evento, contamos com a participação de especialistas da rede ANGEL do Brasil nesta área: Fernanda Rates, Silvia Moraes, Tania Ramalho e Thiago Galvão.

Esta conferência teve como objetivo refletir e desconstruir sobre os processos de pós-colonialismo e a descolonização. Pretendeu, através de pesquisas teóricas e/ou empíricas, examinar e debater como as práticas coloniais e eurocêntricas e as visões de mundo são reproduzidas.

Ao longo desta conferência, foram feitas 5 partilhas na área da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global em Portugal através de 6 vozes distintas da Comunidade Sinergias ED.

Reveja os vídeos aqui e o programa aqui.

O projeto Sinergias ED participou no passado dia 1 de Dezembro num webinar sobre enfoques teóricos e metodológicos participativos em Educação para o Desenvolvimento. Partindo do conceito de “epistemologia do Sul” de Boaventura de Sousa Santos, La Salete Coelho, membro da equipa do projeto Sinergias ED, apresentou a Comunidade Sinergias ED e o projeto desde uma perspetiva de Ecologia de Saberes.

Veja o vídeo da apresentação.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do IV Foro Andalucía Solidaria e contou com a organização de Fundación ETEA-Universidad Loyola e Coordinadora Andaluza de ONGD.

Este evento decorreu no âmbito do lançamento do número comemorativo da revista Sinergias – diáçogos educativos para a transformação social.

número comemorativo da revista Sinergias procura, não só, ilustrar uma parte dos processos e das reflexões emergentes no campo da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG) que encontraram lugar na revista Sinergias ao longo de 7 anos e 10 números, mas também e sobretudo, dar voz às pessoas que fazem da EDCG o seu campo de trabalho, de modo a promover diálogos e ações em torno de uma educação para a transformação social.

Na sessão de lançamento houve oportunidade de apresentar a revista Sinergias, visitar os textos que compõem este número comemorativo e estar à conversa com 7 convidados/as, de diferentes geografias e idiomas, sobre os Desafios Atuais da Educação para a Transformação Social.

Pode rever o vídeo do evento e consultar o número comemorativo em versão HTMLPDF.

DIGEST 2020 é compilação bibliográfica de publicações académicas e investigações relevantes para o campo da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global que reúne publicações recentes em vários idiomas.

A compilação da informações em língua portuguesa resultou de um esforço colaborativo de vários membros envolvidos na Comunidade Sinergias ED, do projeto Sinergias ED.

Reveja o vídeo do evento e consulte o recurso em formato pdf.

3.ª edição (2018-2020)

V CIED, com o título Desafíos al desarrollo: procesos de cambio hacia la justicia global, enfatizou as políticas, processos e estratégias necessárias para estabelecer caminhos alternativos orientados para uma transformação social e sistémica para uma justiça global, que permita superar a persistência das desigualdades.

Pode consultar mais informações no website do congresso e rever as intervenções que decorreram em formato virtual.

O congresso foi uma iniciativa da Red Española de Estudios del Desarrollo (REEDES) e organizado com a colaboração de Hegoa, Instituto de Estudios sobre Desarrollo y Cooperación Internacional de la Universidad del País Vasco (UPV/EHU).

Este encontro sobre parcerias na área da educação e construção de conhecimento foi dinamizado por La Salete Coelho, membro do projeto Sinergias ED, que nos questionou e nos fez refletir sobre a colaboração e a construção de conhecimento a partir do exemplo da Comunidade de Sinergias ED.

Pode consultar as apresentações em powerpoint do Bridge 47  e do projeto Sinergias ED utilizados nesta atividade. Encontra-se também disponível aqui a gravação integral do webinar.

O webinar foi co-organizado entre o Bridge 47 e a EADI – The European Association of Development Research and Training Institutes.

VIII Congreso Universidad y Cooperación al Desarrollo foi um ponto de encontro entre as universidades para partilhar experiências e gerar oportunidades de novas aprendizagens, alianças e canalizar os desafios que nos desafiam.

Consulte o programa e veja aqui um vídeo e fotografias relativas ao congresso.

Paralelamente ao encontro, decocorreu a 2ª reunião da Rede Ibérica, da qual o Sinergias ED é membro, no âmbito do projeto Bridge 47.

O Envision 4.7  foi uma oportunidade para efetivar o espírito colaborativo da Europa através de debates e a elaboração de planos sobre o futuro da meta 4.7 do ODS 4 que respeita a uma “Educação de qualidade”.

Fique a conhecer o programa e o reporte, assim como o quadro de referência, designado rodmapcriado ao longo do evento para apoiar a concretização do ODS 4 na Europa. Pode também ver as fotografias e o vídeo do evento.

O evento foi organizado em colaboração com o projeto Bridge 47 e com o Ministério da Educação e Cultura e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia.

IV Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo: La investigación sobre desarrollo frente a los límites de la globalización caracterizou-se como sendo uma reunião científica e académica com o objetivo de interligar diferentes círculos sociais e sectorais, do contexto internacional e do interesse de professores, investigadores, estudantes e agentes sociais interessados nas temáticas do desenvolvimento e dos problemas da sociedade contemporânea.

Para mais informações, consulte o website do congresso.

Este congresso foi uma iniciativa da REEDES e da Fundación ETEA para el Desarrollo y la Cooperación.

Paralelamente ocorreu a 1ª reunião da Rede Ibérica, da qual o Sinergias ED é membro, no âmbito do projeto Bridge 47.