A carregar Eventos

Caros amigos, alunos e admiradores de Paulo Freire,

Permanecemos unidos na nossa admiração e respeito pelo grande Paulo Freire, o “peregrino do óbvio”, cujas palavras e ideias ressoaram em milhões de pessoas em todo o mundo. Embora a maioria de nós tenha perdido a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, não há razão para que não possamos continuar a nos envolver com ele e com seu legado hoje. Neste espírito, convidamos você a contribuir para um livro único e inspirador, CoracõesMentes Globais: Encontros Epistolares com Paulo Freire.

Um esforço coletivo, este livro será uma antologia de cartas endereçadas a Paulo Freire, escritas por aqueles cujos corações e mentes foram tocados, moldados e transformados pelas profundas percepções de seu trabalho e de sua vida. Como Paulo preferia o estilo pessoal e conversacional de escrever cartas, pretendemos homenagear seu legado utilizando o mesmo gênero epistolar.

O livro pretende criar uma tapeçaria vibrante de diversas vozes e perspectivas de todo o mundo, entrelaçando anedotas pessoais, análises acadêmicas e depoimentos apaixonados sobre encontros com Paulo Freire e seu pensamento. Esperamos honrar a presença intelectual e emocional de Freire, permitindo que o seu espírito nos guie na construção de um futuro melhor para a educação, a sociedade e a humanidade.

Cada um de nós tem uma história, perspectiva ou experiência única para compartilhar com Freire. Quer você seja educador, ativista, artista, político, estudante ou qualquer pessoa cativada pelas ideias dele, sua voz pode pertencer a esta antologia e merecer ser ouvida. Sua carta pode inspirar outra pessoa a embarcar em sua jornada rumo às ideias e práticas freireanas. Você pode escolher os temas que deseja compartilhar ou inspirar-se nas seguintes sugestões ao explorar qualquer aspecto da obra de Freire:

Reflita sobre a natureza transformadora da abordagem pedagógica de Freire e como ela influenciou a sua compreensão da educação na teoria e na prática. Compartilhe suas experiências de aplicação destas ideias na sala de aula ou fora dela, e como elas capacitaram você e seus alunos.

Discuta o impacto do trabalho de Freire nos movimentos de justiça social e nas lutas de libertação em todo o mundo. Explore como as ideias dele informaram o seu ativismo e como inspiram a ação coletiva e a mudança social.

Reflita sobre a relevância das ideias de Freire para o mundo contemporâneo. Como podemos reconstruir seus pensamentos e adaptá-los ao abordar os desafios e complexidades globais e locais do século XXI? Compartilhe sua visão de futuro e como o trabalho de Freire pode continuar a moldá-lo.

Freire adotou uma ética global ao mesmo tempo em que criticava duramente a moralidade do neoliberalismo. Quisera as Nações Unidas e suas organizações associadas, como a UNESCO, representem um dos espaços para o diálogo e a construção de uma ética global. Apesar das imperfeições, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem representar um exemplo de uma situação desejada para o mundo e um plano de ação relevante para alcança-la, em particular o Objetivo 4, Educação de qualidade. Como você considera a relevância de Freire para esses esforços internacionais?

Se você pudesse ter conhecido Freire pessoalmente, que conversas teria com ele? Imagine as perguntas que você faria, a sabedoria que buscaria ou as dúvidas que levantaria. Esta é a sua oportunidade de se envolver mais intimamente com Freire.

Se você teve o privilégio de conhecer Paulo Freire pessoalmente ou mesmo de trabalhar com ele, como descreveria o impacto de tal encontro?

Que sua carta seja pessoal e autêntica. Que suas palavras carreguem o peso de suas experiências e emoções. Cada contribuição testemunhará a influência duradoura de Freire e o poder do seu envolvimento intelectual.

Por favor, envie sua carta de aproximadamente 500-2.000 palavras em Microsoft Word para tania.ramalho@oswego.edu, steinbes@ucalgary.ca e juha.suoranta@tuni.fi. Consideraremos apenas textos que ainda não foram submetidos ou publicados em outro lugar. O prazo para entrega das cartas é 31 de janeiro de 2024. Como editores, analisaremos as contribuições e tomaremos a decisão sobre a aceitação até 19 de março de 2024. Esperamos que o livro seja publicado em 2024.

Vamos nos unir além das fronteiras e diferenças para criar um mosaico de cartas que celebrem o profundo impacto dos ensinamentos de Paulo Freire. Juntos, vamos honrar o seu legado e inspirar as gerações vindouras.

Em solidariedade,

Tania Ramalho
Professor of Education, Emerita
State University of New York at Oswego, USA

Shirley Steinberg
Professor of Education
University of Calgary, Canada

Juha Suoranta
Professor of Adult Education
Tampere University, Finland

Go to Top