- Tipologia de publicação: Partilha de experiências
- Responsabilidade: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em parceria com a Fundação Gonçalo da Silveira
- Autoras: Teresa Gonçalves e La Salete Coelho (coordenação)
- Língua: Português
- Data de publicação: Dezembro de 2020
- Acesso: https://drive.google.com/file/d/10dtuwJJm-RHs0ocNwlgfnYmAYg-nD-O_/view
Apresentação
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), sobretudo no contexto do seu Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento, tem vindo a desenvolver, desde 2011, vários programas e ações de integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG) na sua oferta educativa. A participação de docentes da ESE em projetos internacionais nesta área fez emergir uma cultura de ED/ECG com repercussões várias nas dinâmicas educativas da Instituição.
O projeto Escolas Transformadoras, decorrido entre 2018 e 2020, agregou essa cultura, canalizando-a para uma abordagem mais alargada de integração curricular e consistente com os planos de formação da instituição. O número de docentes envolvidos/as foi maior, estiveram representadas as três áreas científicas de oferta formativa – a Educação Básica, as Artes e a Gerontologia – e foram incluídos/as estudantes de todos os ciclos de estudo – Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciaturas e Mestrados.
Suportado pelo eixo da integração curricular, o projeto Escolas Transformadoras desencadeou pontes, conexões, que tornaram possível a implementação de atividades, planificadas no âmbito das unidades curriculares, ou de modo mais espontâneo e informal no seio de um ambiente de cooperação desenvolvido entre os docentes e do qual resultou, por exemplo, a atividade RAP.
No presente guia, apresentam-se exemplos de como foi feita a integração curricular por cada um e cada uma das docentes participantes no projeto, através de várias Unidades Curriculares (UC).