Título da dissertação: A Educação para o Desenvolvimento: Percorrer contextos, práticas e perceções.
Autoria: Tânia Neves.
Natureza do Estudo: Relatório de Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação.
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Ano: 2013.
Disponível em: http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/72470/2/72431.pdf
Resumo
Este trabalho constitui uma problematização concetual e reflexão crítica sobre a Educação para o Desenvolvimento, ilustrada empiricamente a partir da intervenção em contexto de estágio, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, particularmente no Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento. Este trabalho tem como finalidade analisar a Educação para o Desenvolvimento enquanto compromisso de educação para a cidadania global a partir da clarificação do conceito e de perceções de diferentes atores em diversos contextos educativos.
Neste sentido, adota-se como pressuposto de investigação/objeto de estudo, por um lado, quadros concetuais e de complexificação da discussão em torno da relação educação e desenvolvimento, nomeadamente de Educação para o Desenvolvimento, e, por outro lado, perceções de diferentes atores que animam os vários contextos de intervenção do estágio e que ajudam a definir a prática educativa.
Configurou-se, para este trabalho, a conjugação de diversos métodos de trabalho, como análise concetual, a observação, a análise estatística e a análise de conteúdo. Estas opções metodológicas estiveram ao serviço da construção e uso de ferramentas/instrumentos para validação dos objetivos de intervenção e consecução das tarefas propostas. Além do acompanhamento e apoio das atividades de Educação para o Desenvolvimento em contexto de estágio, com destaque para o apoio realizado ao nível do trabalho para a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, foram desenvolvidos dois projetos de investigação – o primeiro realizou-se em contexto de educação não-formal, a partir do Curso Livre “Cooperação, Cidadania e Desenvolvimento”, ministrado pelo Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento; o segundo projeto de investigação aconteceu em contexto educativo formal, a partir do acompanhamento de um par de estudantes de uma turma de 3º ano da Licenciatura em Educação Básica na unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III e do estudo do processo de integração da ED no âmbito formal.
O trabalho que aqui se apresenta cria ainda uma oportunidade para refletir as questões metodológicas, na medida em que se estudaram e colocaram em prática modelos e princípios metodológicos da Educação para o Desenvolvimento.
O possível contributo para o conhecimento nesta área consequente deste trabalho resulta efetiva e primeiramente no mapeamento e reflexão de diferentes abordagens ao conceito de Educação para o Desenvolvimento, bem como ao reconhecimento de práticas, contributos e desafios da ED na atualidade.
Palavras-chave: Educação para o Desenvolvimento; ENED; Cidadania.
Abstract
This work constitutes a conceptual questioning and a critical reflection about the Development Education, empirically illustrated trough the intervention on the internship context, at Escola Superior de Educação, from Polytechnic Institute in Viana do Castelo, more specifically at the Development Education’s office (GEED). The aim of this work is to analyze the Development Education as an education commitment to global citizenship, from the concept clarification and from the outlook of different writers at many educative contexts.
Therefore, I use as the investigation presupposition/ study object, on one hand, conceptual sceneries and from the discussion increasing about the relation between education and development, particularly Development Education. And, on the other hand, I consider different writers perceptions which animate the several context of the internship intervention about the educative practices.
Several work strategies were applied in this work, such as – conceptual, statistic and content analysis and observation. These methodological options were able to construct and use instruments and tools in order to validate interventional objects and to work along the goals. Along the activities support in the DE area during the internship, especially on the work done to “Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento”, two project were developed – the first one happened in the non-formal education context, trough the course “Cooperação, Cidadania e Desenvolvimento”, administered by GEED. The second investigation project occurred on a formal educational context, trough the support given to two students from the third grade class on Basic Education degree, on the subject “Iniciação à Prática Profissional III” and the study from this integration process of Development Education on formal education context.
This work also creates an opportunity to analyze the methodological issues once that Development Education’s methodological models and principals were studied, applied and used.
A possible knowledge contribute of this work to the Development Education area lays on the reflection of different approaches about the concept and, also, about the up to date challenges, contributes and practices’ recognition.
Keywords: Development Education; ENED; Citizenship.