Tipologia de publicação: Documento de partilha de experiências e reflexões a partir da prática

Responsabilidade: Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Universidade Católica Portuguesa no Porto

Autores/as: Filipe Martins (CEDH), Jorge Cardoso (FGS), Sandra Fernandes (FGS) e Sandra Machado (FGS)

Língua: Português

Data de publicação: Agosto de 2022

Número de páginas: 64

Acesso: https://fgs.org.pt/pt/dentro-e-fora-da-caixa-2/

Apresentação

Esta publicação apresenta e reflete o caminho realizado no âmbito do projeto-piloto “Educação para a Cidadania”, que se desenrolou entre março de 2019 e agosto de 2022 e envolveu um conjunto alargado de intervenientes, destacando-se os três consórcios ONG-Escola que implementaram planos de Educação para a Cidadania entre os anos letivos 2019/20, 2020/21 e 2021/22, em três territórios distintos (Damaia, Gondifelos e Porto Santo). Estes consórcios foram constituídos por uma ONG e uma escola/agrupamento de escolas, envolvendo as seguintes instituições: Fundação Fé e Cooperação (FEC) e Agrupamento de Escolas da Damaia (Damaia); YUPI – Associação para o Desenvolvimento Local, Associação Famalicão em Transição e Agrupamento de Escolas de Gondifelos (Gondifelos/Famalicão); e AIDGLOBAL e Escola Básica e Secundária Prof. Doutor Francisco de Freitas Branco (Porto Santo, Região Autónoma da Madeira).

Nesta publicação, partilham-se aprendizagens, processos, reflexões, sistematizações, atividades inspiradoras, instrumentos de avaliação e sistematização, bem como recomendações para diferentes atores políticos, tendo por base o que foi construído a partir da experiência deste projeto e que se espera que possam ser inspiradoras e motivadoras das práticas em Educação para a Cidadania noutras escolas e territórios.

Como complemento a esta publicação, e nas suas páginas iniciais, encontrará um código QR para o vídeo “ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania | projeto ‘Educação para a Cidadania’”, onde poderá ficar a conhecer melhor algumas das pessoas intervenientes neste processo e as suas perspetivas.

A publicação conta com seis capítulos: 1) O projeto “Educação para a Cidadania”; 2) A relação entre escolas e ONG na Educação para a Cidadania; 3) Desenvolvimento e avaliação de competências em Educação para a Cidadania; 4) Práticas inspiradoras; 5) Mudanças rumo a uma cultura de escola cidadã; e 6) Recomendações. Tem, ainda, um conjunto de materiais anexos – modelos de relatório reflexivo, questionário e grelha de avaliação de competências dos alunos e das alunas e atividades inspiradoras – que poderão ser utilizados e/ou adaptados a outros contextos.

O projeto “Educação para a Cidadania”, do qual emana esta publicação, foi implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), em consórcio com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa no Porto (CEDH-UCP) e contou com o apoio de uma entidade externa internacional (The European Wergeland Centre) enquanto entidade avaliadora e amiga crítica. Uma iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiada pelos EEA Grants e promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, que procurou dar um contributo sistémico para a Educação para a Cidadania em Portugal, em contexto escolar, na sequência e em concordância com os objetivos e as preocupações da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).

Compartilhe nas suas redes