HomeSobre

Categorias principais

Sobre

No contexto em que vivemos, de uma globalização crescente e de uma sociedade em constante mudança, a Educação para o Desenvolvimento (ED) desempenha cada vez mais um importante papel em diversos ambientes educativos, sendo atualmente uma área em clara evolução no que respeita às suas práticas e à reflexão a elas subjacente. Em Portugal, conscientes da importância da ED, várias instituições iniciaram a elaboração da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED), a qual foi promulgada em Diário da República em 2009. As conclusões retiradas dos vários Relatórios de Acompanhamento da ENED (2010-2011; 2012; 2013 e 2014) dão conta de que as Medidas com menor cobertura são as que dizem respeito à promoção da investigação na área de ED e à reflexão registada sobre as suas atividades.

Apesar de algumas alterações no cenário, existe ainda, em Portugal, um défice ao nível da investigação e uma ainda frágil ligação entre investigação e ação em ED.

 

Aqui encontra um espaço privilegiado para a ligação entre investigação e ação em ED. Neste website pode:

Pretende-se que este website seja um espaço de utilização comum que permita a sua apropriação por parte de quem o utiliza, pelo que convidamos todos/as os/as utilizadores/as a participar através do envio dos seus comentários, sugestões, questões e ideias para a equipa dinamizadora do mesmo.

 

O projeto Sinergias ED

Para responder à necessidade crescente de ligação entre investigação e ação neste campo, o CEAUP e a FGS iniciaram em 2013 o projeto Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir – promoção da investigação sobre a ação em ED em Portugal, um primeiro passo neste caminho com reconhecimento e bons resultados alcançados (consulte o seu Relatório de Avaliação Final aqui).

Nesta 2ª edição, o projeto Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal tem como objetivo promover a qualidade de intervenção da ED em Portugal. Para que tal seja possível, pretende-se especificamente fortalecer a ligação entre investigação e ação em ED.

Dessa forma, procurar-se-á continuar a contribuir para a) colmatar o défice na área da investigação e da produção sistemática de conhecimento em ED, promovendo e credibilizando a ED nacional e internacionalmente, e para b)melhorar as competências dos atores de ED, contribuindo para a melhoria da qualidade da intervenção em ED

O projeto propõe-se: 1) alargar e reforçar os processos de colaboração entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Organizações da Sociedade Civil (OSC), procurando criar as condições necessárias para que possa surgir uma comunidade colaborativa entre IES e OSC no âmbito da ED, em Portugal; 2) produzir e divulgar estudos e trabalhos de investigação no âmbito da ED, a nível nacional e internacional, aprofundando-se o trabalho em rede com outras instituições para a produção deste conhecimento, sempre com o sentido de promover uma reflexão mais clara e próxima da prática, capaz simultaneamente de a integrar e de a alimentar; 3) promover e reforçar a capacitação em ED de atores das IES e OSC, a partir do Referencial Sinergias ED, incluindo o envolvimento ativo e colaborativo das IES e OSC associadas ao projeto, numa abordagem metodológica coerente com o restante projeto.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

 

 

A Equipa Dinamizadora

Este website é dinamizado em conjunto pelos promotores do projeto Sinergias ED:

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto

O Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) é uma organização de investigação e cooperação multidisciplinar e multicultural formada em 10 de Novembro de 1997. Reúne investigadores, docentes universitários e estudantes de instituições nacionais e internacionais. O CEAUP tem três dimensões: a unidade de investigação, a sociedade científica que colabora com a Universidade do Porto e a ONGD. Website

 

Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral

O CIDAC é uma Associação, reconhecida como Organização Não Governamental de Desenvolvimento (ONGD), criada em maio de 1974. Tem como missão a promoção da solidariedade entre os povos e o trabalho colaborativo entre pessoas e coletivos de modo a contribuir para o reforço de capacidades para aprender a ler a realidade e nela intervir, potenciando a construção de alternativas para outros modos de vida, solidários e sustentáveis. Website

 

Fundação Gonçalo da Silveira

A FGS é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, jesuíta, que tem como missão combater as desigualdades e as injustiças sociais. Através dos seus projetos e iniciativas, visa construir uma cidadania global capaz de promover o bem comum e de contribuir para a mudança de situações geradoras de pobreza, a nível local e global. Têm especial relevância para o seu trabalho os temas da Cidadania Global, Desenvolvimento, Ecologia Integral e Direito à Educação de Qualidade. Website

 

English | Espanõl