HomeEventosPublicações/Revistas

Publicações/Revistas

 

  • Lançamento do número 1, volume 11 da revista "International Journal of Development Education and Global Learning", junho 2019

O 1.º número do 11.º volume da revista International Journal of Development Education and Global Learning intitula-se Education and the Sustainable Development Goals e enfoca o papel da educação na promoção da agenda dos ODS, seja por meio de iniciativas educacionais, seja através da apresentação de conceitos e abordagens relevantes em documentos políticos e currículos.

Esta é uma revista internacional que publica os resultados do debate académica e da investigação sobre Educação para o Desenvolvimento e outros temas transversais - Aprendizagem Global, Educação Global e Cidadania Global. Esta é uma publicação da UCL IOE Press.

 

  • Lançamento do número 28 da revista "Policy & Practice", primavera 2019

Foi lançada a vigésima oitava edição da revista Policy & Practice: a Development Education Review. Este último número que tem como tema The Development, Conflict and Security Nexus: Theory and Practice, é uma edição especial conjuntamente publicada com a associação Development Studies Association Ireland (DSAI). O tema deste número está alinhado com o da conferência anual da DSAI realizada em 23 e 24 de outubro de 2018 uma vez que alguns dos artigos publicados nesta edição foram apresentados nessa conferência.

Esta revista é desenvolvida pelo Center of Global Education, que tem como propósitos a sensibilização para as questões globais e o incentivo para ações que promovam a transformação social.

Chamada de trabalhos para o número 30 da revista Policy and Practice:

A revista encontra-se a aceitar artigos para o 30.º número que será subordinado ao tema "Educação para o Desenvolvimento e Alterações Climáticas".  Os/As interessados/as em publicar um artigo devem enviar um resumo no máximo com 300 palavras até 25 de outubro de 2019 para o editor da revista, Stephen McCloskey - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Consulte a chamada e as normas aqui.

 

  • Lançamento do número 1, volume 8 da "Revista Internacional de Educación para la Justicia Social", 2019

La Educación para la Ciudadanía Global y los ODS: Una Agenda para la Transformación Social intitula-se assim o 1.º número do 8.º volume da Revista Internacional de Educación para la Justicia Social
Neste número, coordenado por Manuela Mesa, co-directora do Instituto DEMOSPAZaborda-se o tema a partir de reflexões e análises sobre a educação para a cidadania global, a educação para a paz, a comunicação para uma cidadania crítica global no âmbito formal e não formal. Apresentam-se algumas iniciativas e experiências práticas levadas a cabo em Espanha, Portugal ou Chile e no âmbito europeu em geral, que fornecem elementos de aprendizagem na consolidação da educação para a cidadania global.

Chamada de trabalhos para o número 2, volume 8 da Revista Internacional de Educación para la Justicia Social 

Encontra-se aberto o período de submissão de artigos para publicar no próximo número da revista que terá como tema Educação inclusiva para a Justiça Social. O envio de artigos dever ser realizado até dia 15 de setembro de 2019 para o diretor da revista, F. Javier Murillo - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consulte a chamada e as normas aqui

 

  • Lançamento do número 44 da revista "La Piragua", novembro 2018.

O quadragésimo quarto número da revista "La Piragua" dedica-se às Estratégias Políticas para Democratizar o Conhecimento: Investigação Ação Participativa, Sistematização de Experiências e Educação Popular. Nesta edição pretende-se "dejar claro que para generar procesos de transformación, el conocimiento se debe construir de manera colectiva, crítica, creativa, participativa y desde nuestras apuestas políticas" (editorial).

Esta revista é uma publicação contínua do CEAAL - Consejo de Educación Popular de America Latinay el Caribe. 

Consulte a edição online completa aqui.

 

  • Lançamento da 2ª edição do número 7 da revista "The Iberoamerican Journal of Development Studies", julho - dezembro 2018

A segunda edição do sétimo número da revista "The Iberoamerican Journal of Development Studies" é uma edição especial dedicada ao tema das Mobilidades Contemporâneas na Era do Capitalismo Neoliberal: Crise, Desenvolvimento e Assimetrias Globais.

Esta revista publica investigações multidisciplinares de qualidade sobre desenvolvimento, entendido como um processo de mudança social, económico, político, cultural e tecnológico. Os artigos comunicam os resultados originais da investigação, apresentando argumentos claros, evidências empíricas e uma redação de qualidade.

 

  • Lançamento do número 11 da revista "Educación Global Research", fevereiro 2017

A décima primeira edição da "Educación Global Research" foi já lançada e é dedicada ao tema da Cidadania Global e da aprendizagem. O editorial foi escrito pelo Conselho Editorial da revista e ilustra de forma metafórica a relação entre a investigação e a aprendizagem neste campo da Educação para o Desenvolvimento.. Esta publicação é desenvolvida no âmbito de um projeto dinamizado pela FERE-CECA Madrid (ECM) e em parceria com a Intered, CEAAL (Consejo de Educación Popular de América Latina), Entreculturas, Universidad P. Comillas, Newman College de Birmingham e Tecnológico de Monterrey. Tem como principal objetivo a promoção da investigação e da prática reflexiva em Educação para o Desenvolvimento.

 

  • Rede ANGEL - Academic Network on Global Education and Learning

A Rede ANGEL tem como objetivo reunir investigadores/as na área de Educação Global, para a partilha de um quadro concetual comum ao nível europeu. Esta rede visa permitir a partilha de estudos e de notícias relevantes e a organização eventos de networking e ser um ponto de referência para decisores/as políticos/as. 

Esta rede foi instituída em estreita colaboração entre o Global Education Network of Europe (GENE), o Development Education Research Centre(DERC) e o Instituto de Educação da University College London, para dar resposta à necessidade de estabelecer e reforçar as relações existentes entre investigadores/as e instituições académicas que trabalham na área da Educação Global e outras áreas relacionadas. Também se pretende reunir um conjunto de especialistas que se podem tornar um recurso para os decisores políticos à procura de bases de pesquisa sólidas para o desenvolvimento de políticas, e que se crie uma rede entre jovens investigadores/as, estudantes de doutoramento e investigadores/as pós-doutoramento que estejam, atualmente, envolvidos em investigação em áreas relacionadas com a Educação Global.

Saiba mais sobre esta rede aqui.

 

Eventos | Conferências e Encontros