HomeEventosPublicações/Revistas

Publicações/Revistas

 

  • Lançamento do número 29 da revista "Policy & Practice", dezembro 2019

Foi lançada a vigésima nona edição da revista Policy & Practice: a Development Education Review que tem como tema Educação para o Desenvolvimento e Género.

Esta edição coloca as questões do feminismo e género com muita firmeza no radar da educação para o desenvolvimento.  Esta questão é oportuna pois ativistas feministas encontram-se a delinear estratégias antes das conferências "Beijing +25", que se realizarão em 2020 na Cidade do México e Paris, para resistência ao neoliberalismo e às mudanças climáticas.

Esta revista é desenvolvida pelo Center of Global Education, que tem como propósitos a sensibilização para as questões globais e o incentivo para ações que promovam a transformação social.

Chamada de trabalhos para o número 31 da revista Policy and Practice:

A revista encontra-se a aceitar artigos para o 31.º número que será subordinado ao tema "The Policy Environment for Development Education and Global Learning". Os/As interessados/as em publicar um artigo devem enviar o resumo até 01 de fevereiro de 2010 para Dr. Clare Bentall - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Este número será editado de forma colaborativa entre 3 revistas europeias e a revista Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social.

Consulte a chamada e as normas aqui.

 

  • Lançamento do número 2, volume 8 da "Revista Internacional de Educación para la Justicia Social", dezembro 2019

Educación Inclusiva para la Justicia Social intitula-se assim o 2.º número do 8.º volume da Revista Internacional de Educación para la Justicia Socialcoordenado por F. Javier Murillo da Universidade Autónoma de Madrid.

Ativistas, investigadores, familiares e professores, entre muitos outros, concordam há muito tempo que, tal como o que acontece com a emergência climática, também vivemos uma emergência de desigualdade social e educacional em que urge atuar.

Chamada de trabalhos para o número 2, volume 9 da Revista Internacional de Educación para la Justicia Social .

Encontra-se aberto o período de submissão de artigos para publicar no próximo número da revista que terá como tema Educación, Democracia y Justicia Social: Miradas desde América Latina. O envio de artigos dever ser realizado até dia 1 de maio de 2020 para o diretor da revista, F. Javier Murillo - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consulte a chamada e as normas aqui

 

  • Lançamento do número 2, volume 11 da revista "International Journal of Development Education and Global Learning", dezembro 2019

No 2.º número do 11.º volume da revista International Journal of Development Education and Global Learning, os autores abordam a educação para a justiça social sob uma variedade de contextos e temas emergentes: desde movimentos sociais passando pelo trabalho com jovens até o ensino superior. Os artigos questionam assim a nossa perceção da educação para a cidadania global, seja por meio de experiências vividas em movimentos sociais, seja através do currículo formal.

Esta é uma revista internacional que publica os resultados do debate académica e da investigação sobre Educação para o Desenvolvimento e outros temas transversais - Aprendizagem Global, Educação Global e Cidadania Global. Esta é uma publicação da UCL IOE Press.

 

  • Lançamento do número 2, volume 8 da revista Revista Iberoamericana de Estudios de Desarrollo (RIED) , dezembro 2019 

Revista Iberoamericana de Estudios de Desarrollo (RIED) publica investigações multidisciplinares de qualidade sobre desenvolvimento, entendido como um processo de transformação social, económico, político, cultural e tecnológico.

O tema deste número está alinhado com o do IV Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo, uma vez que os artigos premiados no âmbito do referido congresso foram publicados nesta edição. 

Esta revista publica investigações multidisciplinares de qualidade sobre desenvolvimento, entendido como um processo de mudança social, económico, político, cultural e tecnológico. Os artigos comunicam os resultados originais da investigação, apresentando argumentos claros, evidências empíricas e uma redação de qualidade.

 

  • Lançamento do número 45 da revista "La Piragua", dezembro 2018.

O quadragésimo quinto número da revista "La Piragua" dedica-se à Educação Popular em prol da Justiça Social, Democracia e Igualdade.

Esta revista é uma publicação contínua do CEAAL - Consejo de Educación Popular de America Latinay el Caribe. 

Consulte a edição online completa aqui.

 

  • Lançamento do número 11 da revista "Educación Global Research", fevereiro 2017

A décima primeira edição da "Educación Global Research" foi já lançada e é dedicada ao tema da Cidadania Global e da aprendizagem. O editorial foi escrito pelo Conselho Editorial da revista e ilustra de forma metafórica a relação entre a investigação e a aprendizagem neste campo da Educação para o Desenvolvimento.. Esta publicação é desenvolvida no âmbito de um projeto dinamizado pela FERE-CECA Madrid (ECM) e em parceria com a Intered, CEAAL (Consejo de Educación Popular de América Latina), Entreculturas, Universidad P. Comillas, Newman College de Birmingham e Tecnológico de Monterrey. Tem como principal objetivo a promoção da investigação e da prática reflexiva em Educação para o Desenvolvimento.

 

  • Rede ANGEL - Academic Network on Global Education and Learning

A Rede ANGEL tem como objetivo reunir investigadores/as na área de Educação Global, para a partilha de um quadro concetual comum ao nível europeu. Esta rede visa permitir a partilha de estudos e de notícias relevantes e a organização eventos de networking e ser um ponto de referência para decisores/as políticos/as. 

Esta rede foi instituída em estreita colaboração entre o Global Education Network of Europe (GENE), o Development Education Research Centre(DERC) e o Instituto de Educação da University College London, para dar resposta à necessidade de estabelecer e reforçar as relações existentes entre investigadores/as e instituições académicas que trabalham na área da Educação Global e outras áreas relacionadas. Também se pretende reunir um conjunto de especialistas que se podem tornar um recurso para os decisores políticos à procura de bases de pesquisa sólidas para o desenvolvimento de políticas, e que se crie uma rede entre jovens investigadores/as, estudantes de doutoramento e investigadores/as pós-doutoramento que estejam, atualmente, envolvidos em investigação em áreas relacionadas com a Educação Global.

Saiba mais sobre esta rede aqui.

 

Eventos | Conferências e Encontros