HomeEventosConferências e Encontros

Conferências e Encontros

 

  • VIII Congreso de Universidad y Cooperación  al Desarrollo: Conocimiento y compromiso social ante los retos globales, 27 a 29 de novembro, Espanha (Santiago de Compostela)

A Universidade de Santiago de Compostela (USC), acolhe o VIII Congreso Universidad y Cooperación al Desarrollo, ponto de encontro bienal de trabalho das universidades em matéria de cooperação internacional.

Este congresso, promovido pelo Grupo de Trabalho da Cooperação da Comisión Sectorial CRUE-Internacionalización y Cooperación e apoiado pelo Observatorio de la Cooperación Universitaria al Desarrollo (OCUD) representa um ponto de encontro entre as universidades para partilhar experiências e gerar oportunidades de novas aprendizagens, alianças e canalizar os desafios que nos desafiam.

Inscrições até dia 12 de outubro (preço reduzido) ou até dia 20 de novembro (preço normal).

Consulte aqui o programa provisório.

 

  • V Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo (V CIED): Desafíos al desarrollo - procesos de cambio hacia la justicia global, 27 a 29 de maio de 2020, Espanha (Bilbao)


O V CIED, com o título Desafíos al desarrollo: procesos de cambio hacia la justicia global, enfatizará as políticas, processos e estratégias necessárias para estabelecer caminhos alternativos orientados para uma transformação social e sistémica para uma justiça global, que permita superar a persistência das desigualdades.

Trata-se de uma reunião científica de caráter internacional, que procura contribuições de diferentes campos de estudo, bem como da sociedade civil.

Terá lugar em Bilbao, de 27 a 29 de maio de 2020 e destina-se tanto a professores/as e investigadores/as de estudos para o desenvolvimento, como a estudantes e agentes sociais interessados nos probleas do desenvolvimento e da sociedade global. 

O congresso é uma iniciativa da Red Española de Estudios del Desarrollo (REEDES) e será organizado por Hegoa, Instituto de Estudios sobre Desarrollo y Cooperación Internacional de la Universidad del País Vasco (UPV/EHU).

O envio de resumos de comunicações ou pósteres pode ser feito até dia 18 de novembro.

Para mais informações, consulte o website do congresso.

 

 

 

EVENTOS PASSADOS
com participação do Sinergias ED

 

  • Ciclo de eventos: Colaborar faz toda a diferença... na Educação e Cidadania, 20 de setembro, Vila Nova de Gaia

Momentos de encontro e discussão, nos quais foram partilhados os desafios e os fatores de sucesso para a colaboração interorganizacional, tiveram lugar em Vila Nova de Gaia no âmbito do Ano Nacional da Colaboração 2019.

Uma iniciativa de âmbito nacional organizada pelo Forum para a Governação Integrada (GovInt) – rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas, que estuda, reflete e age sobre problemas complexos, promovendo modelos de governação integrada.

Consulte aqui o programa. 

 

  • ANGEL Conference 2019, 9 e 10 de maio, Londres

Rede Académica de Investigadores sobre a Educação Global (ANGEL), financiada e apoiada pela Global Education Network Europe (GENE), organizou uma Conferência Internacional nos dias 9 e 10 de maio de 2019 em Londres. 

A conferência foi dirigida a académicos, investigadores, decisores políticos e profissionais de todo o mundo. Esperou-se que os artigos e comunicações incorporassem todos os setores da educação e para isso propõe-se a abordagem de 4 temas principais: a) desafios atuais para a educação global; b) oportunidades criadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; c) relação do ensino regular, complementar e superior com outras formas informais de aprendizagens e d) influenciar os decisores políticos e contribuir para o desenvolvimento de políticas a nível regional, nacional, europeu ou internacional. 

Pode consultar o report elaborado no âmbito da Conferência aqui.

Para mais informações, consulte o website do congresso.

 

  • IV Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo, 12 a 14 de dezembro, Córdoba 

O IV Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo (IV CIED): La investigación sobre desarrollo frente a los límites de la globalización aconteceu em dezembro de 2018, na Universidade Loyola Andalucía. Foi uma iniciativa da REEDES e desta universidade através do seu Instituto de Desarrollo e da Fundación ETEA para el Desarrollo y la Cooperación.

No âmbito dos vários eixos temáticos associados, este evento caracterizou-se como uma reunião científica e académica, com o objetivo de interligar diferentes círculos sociais e sectorais, do contexto internacional e do interesse de professores, investigadores, estudantes e agentes sociais interessados nas temáticas do desenvolvimento e dos problemas da sociedade contemporânea.

Para mais informações, consulte o website do congresso. 

 

Eventos | Publicações/Revistas