HomeEventosConferências e Encontros

Conferências e Encontros

 

  • Rede ANGEL - Academic Network on Global Education and Learning

A Rede ANGEL tem como objetivo reunir investigadores/as na área de Educação Global, para a partilha de um quadro concetual comum ao nível europeu. Esta rede visa permitir a partilha de estudos e de notícias relevantes e a organização eventos de networking e ser um ponto de referência para decisores/as políticos/as. 

Esta rede foi instituída em estreita colaboração entre o Global Education Network of Europe (GENE), o Development Education Research Centre(DERC) e o Instituto de Educação da University College London, para dar resposta à necessidade de estabelecer e reforçar as relações existentes entre investigadores/as e instituições académicas que trabalham na área da Educação Global e outras áreas relacionadas. Também se pretende reunir um conjunto de especialistas que se podem tornar um recurso para os decisores políticos à procura de bases de pesquisa sólidas para o desenvolvimento de políticas, e que se crie uma rede entre jovens investigadores/as, estudantes de doutoramento e investigadores/as pós-doutoramento que estejam, atualmente, envolvidos em investigação em áreas relacionadas com a Educação Global.

Saiba mais sobre esta rede aqui.

 

  • III Congresso Internacional de Educação, Ambiente e Desenvolvimento (III CIEAD), 7 a 10 de novembro, Leiria
O III Congresso Internacional de Educação, Ambiente e Desenvolvimento acontece de 7 a 10 de novembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
 
As sociedades contemporâneas, os modelos de desenvolvimento em curso e os problemas deles resultantes, com particular destaque para os desastres ambientais que se vêm agravando, justificam reflexão aprofundada face ao desígnio de uma sustentabilidade almejada. É neste contexto que III CIEAD pretende alcançar os seguintes objetivos: fomentar a discussão e divulgação de metodologias utilizadas e estudos científicos relacionados com os temas propostos; apresentar e refletir sobre práticas consideradas relevantes na perspetiva da sustentabilidade das sociedades contemporâneas e na minimização dos desastres ambientais; promover a cooperação entre entidades públicas e privadas na definição de novos modelos de desenvolvimento e sensibilizar e incentivar todos os agentes para as temáticas em análise e sua relevância estratégica, económica, social e ambiental.
 
A primeira fase de submissão de comunicações acontece até dia 7 de outubro (Ver normas e outras datas importantes). Para mais informações, consulte o website do congresso.
 
  • IV Congresso de Cooperação e Educação (COOPEDU), 8 e 9 novembro, Lisboa
Os Congressos de Cooperação e Educação são uma iniciativa do Centro de estudos internacionais do ISCTE-IUL e da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria que, desde 2010, se têm afirmado como um espaço de encontro e reflexão que reúne ensino superior, decisores políticos, ONG e outros detentores de interesse nesta área.
 
Subordinado à temática “Cooperação e Educação de Qualidade”, o IV COOPEDU pretende refletir sobre as questões da qualidade dos sistemas educativos, dos fatores que influenciam as reformas educativas, das políticas educativas locais, nacionais e globais, da formação vocacional/profissional e da inovação. Será orientado em 4 eixos: 1) cooperação portuguesa na área da educação; 2) medidas para a qualidade nos sistemas de ensino africanos; 3) formação de recursos humanos em África e 4) políticas linguísticas nos países africanos. Cada um destes eixos será enquadrado por uma sessão plenária seguida por sessões temáticas em painéis.
 
Para mais informações, consulte o website  do congresso.
 
  • Primeiro Encontro Internacional da Rede Sentipensante para a Transformação Social, 13 e 14 de novembro, Argentina

O Primeiro Encontro Internacional de Metodologias Participativas da Red Sentipensante irá acontecer nos dias 13 e 14 de novembro 2018 em Rosário, Argentina.

Aspira-se a que este Encontro Sentipensante seja auto-organizado, divertido, estimulante, poético e nutritivo tanto para a academia como para os movimentos sociais. Pretende-se assim desenvolver metodologias participativas que possam ser integradas em sistematizações. Neste sentido, o Encontro destina-se a grupos de investigadores, investigadores independentes, estudantes, docentes, graduados, organizações, grupos autónomos de reflexão e ação e a pessoas interessadas no tema.

As inscrições já se encontram abertas e podem ser realizadas aqui. Para mais informações, consulte o website  ou facebook  do evento. 

 
  • IV Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo, 12 a 14 de dezembro, Córdoba

O IV Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo (IV CIED): La investigación sobre desarrollo frente a los límites de la globalización acontece em dezembro, na Universidade Loyola Andalucía. Esta é uma iniciativa da REEDES e desta universidade, através do seu Instituto de Desarrollo e da Fundación ETEA para el Desarrollo y la Cooperación.

No âmbito dos vários eixos temáticos associados, este evento caracteriza-se como uma reunião científica e académica, com o objetivo de interligar diferentes círculos sociais e sectorais, do contexto internacional e do interesse de professores, investigadores, estudantes e agentes sociais interessados nas temáticas do desenvolvimento e dos problemas da sociedade contemporânea.

A primeira fase de submissão de comunicações acontece entre 12 e até ao próximo dia 21 de maio (ver normas e outras datas aqui). Para mais informações, consulte o website do congresso. 

 

  • ANGEL Conference 2019, 9 e 10 de maio, Londres

A Rede Académica de Investigadores sobre a Educação Global (ANGEL), financiada e apoiada pela Global Education Network Europe (GENE), organizará uma Conferência Internacional nos dias 9 e 10 de maio de 2019 em Londres. As inscrições para participar abrem dia 31 de janeiro de 2019.

A conferência é dirigida a académicos, investigadores, decisores políticos e profissionais de todo o mundo. Espera-se que os artigos e comunicações abranjam todos os setores da educação para isso propõe-se a abordar 4 temas principais: a) desafios atuais para a educação global; b) oportunidades criadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; c) relação do ensino regular, complementar e superior com outras formas informais de aprendizagens e d) influenciar os decisores políticos e contribuir para o desenvolvimento de políticas a nível regional, nacional, europeu ou internacional. 

A submissão de comunicações acontece on-line até ao dia 30 de novembro 2018 (ver detalhes e normas aqui).

Para mais informações, consulte o website do congresso.

 
 

Eventos | Publicações/Revistas