HomeEventosConferências e Encontros

Conferências e Encontros

 

  • ANGEL Conference 2021: Pedagogy Of Hope And Global Social Justice, 25, 26 e 27 maio de 2021 (formato virtual)

Este evento tem como objetivo refletir sobre o papel da educação para a cidadania global na promoção de visões de esperança para a transformação social e discutir o papel da justiça social global como uma abordagem pedagógica em resposta aos desafios e desigualdades no mundo.

Consulte aqui o programa e mais informações sobre como participar neste evento que decorrerá ao longo de 3 dias entre várias sessões plenárias, workshops, apresentações de artigos e networking,

Até dia 31 de março pode submeter a sua investigação para apresentar na conferência. Mais informações aqui.

 

  • Conferência Towards Decolonised Futures: An interdisciplinary conference challenging the politics of knowing and being, 27 de maio de 2021 (formato virtual)

Esta conferência tem como objetivo refletir e desconstruir sobre os processos de pós-colonialismo e a descolonização. Pretende, através de pesquisas teóricas e/ou empíricas, examinar e debater como as práticas coloniais e eurocêntricas e as visões de mundo são reproduzidas.

A conferência acontece dia 27 de maio de 2021, entre as 9h e as 17h, via zoom.

Consulte mais informações aqui.

 

 

EVENTOS PASSADOS

com participação do Sinergias ED - 4ª edição (2020-2023)

  • Webinar Enfoques teóricos y metodológicos participativos en materia de Educación para el Desarrollo, 1 de dezembro de 2020 (formato virtual)

O projeto Sinergias ED participou no passado dia 1 de Dezembro num webinar sobre enfoques teóricos e metodológicos participativos em Educação para o Desenvolvimento. Partindo do conceito de "epistemologia do Sul" de Boaventura de Sousa Santos, La Salete Coelho, membro da equipa do projeto Sinergias ED, apresentou a Comunidade Sinergias ED e o projeto desde uma perspetiva de Ecologia de Saberes.

Veja o vídeo da apresentação. 

Esta iniciativa decorreu no âmbito do IV Foro Andalucía Solidaria e contou com a organização de Fundación ETEA-Universidad LoyolaCoordinadora Andaluza de ONGD.

 

  • Lançamento do número comemorativo da Revista Sinergias - diálogos educativos para a transformação social, 18 de novembro de 2020 (formato virtual)

O número comemorativo da revista Sinergias procura, não só, ilustrar uma parte dos processos e das reflexões emergentes no campo da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG) que encontraram lugar na revista Sinergias ao longo de 7 anos e 10 números, mas também e sobretudo, dar voz às pessoas que fazem da EDCG o seu campo de trabalho, de modo a promover diálogos e ações em torno de uma educação para a transformação social.

Na sessão de lançamento houve oportunidade de apresentar a revista Sinergias, visitar os textos que compõem este número comemorativo e estar à conversa com 7 convidados/as, de diferentes geografias e idiomas, sobre os Desafios Atuais da Educação para a Transformação Social.

Pode rever o vídeo do evento e consultar o número comemorativo em versão HTML PDF

 

  • Lançamento do Global Education Digest 2020, 9 de novembro de 2020 (formato virtual)

O DIGEST 2020 é compilação bibliográfica de publicações académicas e investigações relevantes para o campo da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global que reúne publicações recentes em vários idiomas.

A compilação da informações em língua portuguesa resultou resultou de um esforço colaborativo de vários membros envolvidos na Comunidade Sinergias ED, do projeto Sinergias ED.

Reveja o vídeo do evento e consulte o recurso em formato pdf.

 

com participação do Sinergias ED - 3ª edição (2018-2020)

  • V Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo (V CIED): Desafíos al desarrollo - procesos de cambio hacia la justicia global, 27 a 29 de maio de 2020 (formato virtual)

V CIED, com o título Desafíos al desarrollo: procesos de cambio hacia la justicia global, enfatizou as políticas, processos e estratégias necessárias para estabelecer caminhos alternativos orientados para uma transformação social e sistémica para uma justiça global, que permita superar a persistência das desigualdades.

Pode consultar mais informações no website do congresso e rever as intervenções que decorreram em formato virtual.

O congresso foi uma iniciativa da Red Española de Estudios del Desarrollo (REEDES) e organizado com a colaboração de Hegoa, Instituto de Estudios sobre Desarrollo y Cooperación Internacional de la Universidad del País Vasco (UPV/EHU).

 

  • Webinar Sinergias ED, 10 de fevereiro de 2020 (formato virtual)

Este encontro sobre parcerias na área da educação e construção de conhecimento foi dinamizado por La Salete Coelho, membro do projeto Sinergias ED, que nos questionou e nos fez refletir sobre a colaboração e a construção de conhecimento a partir do exemplo da Comunidade de Sinergias ED.

Pode consultar as apresentações em powerpoint do Bridge 47  e do projeto Sinergias ED utilizados nesta atividade. Encontra-se também disponível aqui a gravação integral do webinar.

O webinar foi co-organizado entre o Bridge 47 e a EADI - The European Association of Development Research and Training Institutes.

 

  • VIII Congreso de Universidad y Cooperación  al Desarrollo: Conocimiento y compromiso social ante los retos globales27 a 29 de novembro de 2019, Espanha (Santiago de Compostela)

VIII Congreso Universidad y Cooperación al Desarrollo foi um ponto de encontro entre as universidades para partilhar experiências e gerar oportunidades de novas aprendizagens, alianças e canalizar os desafios que nos desafiam.

Consulte o programa e veja aqui um vídeo e fotografias relativas ao congresso. 

Paralelamente ao encontro, decocorreu a 2ª reunião da Rede Ibérica, da qual o Sinergias ED é membro, no âmbito do projeto Bridge 47.

 

  • Envision 4.7, 5 a 7 de novembro de 2019, Filândia (Helsínquia) 

O Envision 4.7  foi uma oportunidade para efetivar o espírito colaborativo da Europa através de debates e a elaboração de planos sobre o futuro da meta 4.7 do ODS 4 que respeita a uma "Educação de qualidade".

Fique a conhecer o programa e o reporte, assim como o quadro de referência, designado rodmapcriado ao longo do evento para apoiar a concretização do ODS 4 na Europa. Pode também ver as fotografias e o vídeo do evento.

O evento foi organizado em colaboração com o projeto Bridge 47 e com o Ministério da Educação e Cultura e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia.

 

  • Ciclo de eventos: Colaborar faz toda a diferença... na Educação e Cidadania, 20 de setembro de 2019, Portugal (Vila Nova de Gaia)

Momentos de encontro e discussão, nos quais foram partilhados os desafios e os fatores de sucesso para a colaboração interorganizacional, tiveram lugar no âmbito do Ano Nacional da Colaboração 2019.

Consulte aqui o programa e o poster apresentado no evento. 

Esta iniciativa foi organizada pelo Forum para a Governação Integrada (GovInt).

 

  • IV Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo (IV CIED): La investigación sobre desarrollo frente a los límites de la globalización, 12 a 14 de dezembro, Espanha (Córboda)

O IV Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo: La investigación sobre desarrollo frente a los límites de la globalización caracterizou-se como sendo uma reunião científica e académica com o objetivo de interligar diferentes círculos sociais e sectorais, do contexto internacional e do interesse de professores, investigadores, estudantes e agentes sociais interessados nas temáticas do desenvolvimento e dos problemas da sociedade contemporânea.

Para mais informações, consulte o website do congresso.

Este congresso foi uma iniciativa da REEDES e da Fundación ETEA para el Desarrollo y la Cooperación.

Paralelamente ocorreu a 1ª reunião da Rede Ibérica, da qual o Sinergias ED é membro, no âmbito do projeto Bridge 47.

 

  • ANGEL - Academic Network on Global Education & Learning

A Rede Académica de Investigadores sobre a Educação Global (ANGEL), financiada e apoiada pela Global Education Network Europe (GENE), organizou uma conferência internacional dirigida a académicos, investigadores, decisores políticos e profissionais de todo o mundo.

A conferência focou-se em 4 temas: a) desafios atuais para a educação global; b) oportunidades criadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; c) relação do ensino regular, complementar e superior com outras formas informais de aprendizagens e d) influenciar os decisores políticos e contribuir para o desenvolvimento de políticas a nível regional, nacional, europeu ou internacional. 

Pode consultar o report elaborado e mais informações no website do congresso.

 

 

 

Eventos | Publicações/Revistas