HomeBibliotecaRevistas e pub. institucionais

Revistas e Publicações Institucionais

 

Revistas especializadas

A Revista Internacional de Educación para la Justicia Social é uma publicação académica coordenada e editada pela Cátedra UNESCO en Educación para la Justicia Social da Universidade Autónoma de Madrid (UAM) em colaboração com o grupo de investigação Cambio Educativo por la Justicia Social (GICE) da UAM e pela Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE). A revista nasce em outubro de 2012 perante a necessidade de contar com um canal para a difusão de investigações de qualidade que entendem a Educação como um motor de transformação social. Aceda à revista através do portal de RINACE.

 

Esta é uma publicação do Institute of Education, da Universidade de Londres, lançada anualmente e produzida pelo Development Education Research Centre (DERC) em nome da Global Education Network Europe (GENE), no âmbito das atividades do ANGEL. É uma publicação sumária de investigações e iniciativas políticas na área da Educação para o Desenvolvimento, a partir de recursos e publicações de várias partes do mundo. O número mais recente, de março de 2019, está disponível aqui.

 

Este é um projeto que tem como principal objetivo a promoção da investigação e da prática reflexiva em Educação para o Desenvolvimento, Educação Popular e Aprendizagem Global. Este é um projeto dinamizado pela FERE-CECA Madrid (ECM) e em parceria com a Intered, CEAAL (Consejo de Educación Popular de América Latina), Entreculturas, Universidad P. Comillas, Newman College de Birmingham, Tecnológico de Monterrey e docentes de diferentes escolas e institutos.

Consulte o último número da revista, dedicado aos desafios que se colocam à educação no mundo contemporâneo. Consulte ainda os anteriores números da revista

 

La Piragua é uma revista criada e promovida pelo CEAAL - Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe. O CEAAL é um movimento de Educação Popular, que como rede, atua e acompanha processos de transformação educativa, social, política, cultural e económica das sociedade latino-americanas e do Caribe.
A revista La Piragua é um reflexo do trabalho do CEAAL, apresentando artigose reflexões críticas sobre a Educação Popular, a justiça social e da democracia, a partir da perspetiva dos direitos humanos, da igualdade de género, da interculturalidade crítica e de uma opção ética, pedagógica e politicamente emancipadora. 

Consulte o último número da revista intitulada “Educación Popular, Ciencias Sociales y Universidad”. Consulte ainda as anteriores edições

 

A Policy & Practice é uma revista publicada pelo Centre for Global Education e financiada pela Irish Aid. Foi criada em 2005 e é uma revista com lançamento semestral e com peer-review 
Tem como propósitos promover boas práticas na área da Educação para o Desenvolvimento e reflectir sobre as políticas neste contexto, dando destaque aos temas da justiça social. igualdade de interdependência. Dá bastante relevância ao trabalho de Paulo Freire, considerando a educação como agente de mudança social.

Consulte a última edição da revista, com enfoque nos novos modelos de Desenvolvimento, a partir da realidade da América Latina, e os seus números anteriores

 

Esta revista eletrónica amplamente documentada fornece a profissionais, a movimentos sociais, a organizações e grupos, um espaço para análise crítica e empírica, assim como a preparação e apresentação de propostas de investigadores centradas nas questões de política de educação, reformas curriculares e pedagogia, as intervenções sociopolíticas e culturais, cooperação alternativa, etc. O âmbito desta revista não se limita à educação.

Consulte o último número a revista dedicada à Educación y espiritualidad.Tradiciones de sabiduría y calidad humana. 

 

A ZEP - Zeitschrift für internationale Bildungsforschung und Entwicklungspädagogik (Journal for International Educational Research and Development Education) situa-se na intersecção da reflexão crítica e debate sobre as Aprendizagens Globais e a prática da Educação para o Desenvolvimento/Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Os aspectos-chave da ZEP passam por olhar o Desenvolvimento como foco de ação pedagógica e entendê-lo enquanto fator transformador numa perspectiva societal e individual, analisar as relações/interações entre o primeiro e o terceiro mundo e propor a dimensão funcional e intencional da educação.
Hoje em dia são dois os focos temáticos que desafiam e orientam a ZEP: Os desafios da globalização para a educação, a aprendizagem global e educação para o desenvolvimento (sociedade global); Os desafios decorrentes da cooperação internacional para a educação neste setor.
 
Saiba mais sobre esta revista aqui

 

 

Publicações institucionais

 

Biblioteca | Livros e Artigos | Vídeos produzidos | Outros documentos produzidos | Imprensa | Escola Comunitária Sinergias ED 2019 | Encontro Internacional 2018 | Encontro Internacional 2016