HomeBibliotecaOutros documentos produzidos

Categorias principais

Outros documentos produzidos

 

  • Documento de posicionamento do CEAUP sobre Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global 

O documento de posicionamento do CEAUP sobre o papel da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global foi construído pelo grupo de investigação em Educação, Desenvolvimento e Cidadania Global do CEAUP e surge no âmbito do projeto Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugalsendo uma atividade prevista desde a candidatura.

O documento, aprovado pelos parceiros do projeto e pelo grupo de investigação, é uma primeira versão que será atualizada em 2018, encontra-se igualmente traduzido para inglês e foi já apresentado em conferências e encontros nacionais e internacionais. Esta é ainda uma iniciativa inovadora, uma vez que não existem centros de investigação com papéis de posicionamento nesta área, sendo ainda uma mais valia importante para o Centro enquanto participante em redes internacionais no campo.
 
 
  • "Development Education Synergies: a pilot experience of knowledge co-creation", La Salete Coelho

Os primeiros resultados do estudo "Development Education Synergies: a pilot experience of knowledge co-creation", levado a cabo por La Salete Coelho, da equipa do projeto Sinergias ED, foram apresentados na Conferência "Globalisation at a Crossroads: Rethinking Inequalities and Boundaries", organizado pelo EADI e que decorreu entre os dias 21 e 23 de agosto, em Bergen, na Noruega. O trabalho reflecte sobre a criação de conhecimento em Educação para o Desenvolvimento enquanto experiência de trabalho colaborativo por parte de Instituições de Ensino Superior e Organizações da Sociedade Civil, no âmbito do projeto Sinergias ED

 

  • "Aprendizagens e desafios de um processo de Sistematização de Experiências com organizações da sociedade civil e instituições académicas em Portugal", Cecília Fonseca

A apresentação "Aprendizagens e desafios de um processo de Sistematização de Experiências com organizações da sociedade civil e instituições académicas em Portugal", apresentada por Cecília Fonseca, aconteceu na Action Research Network of the Americas (ARNA) 2017 Annual Conference, em Cartagena de Indias, Colômbia. A conferência, que decorreu entre os 12-16 Junho 2017, teve como tema “Participação e democratização do conhecimento: Novas convergências para a reconciliação” e teve como objetivo promover a inclusão de diferentes práticas e linguagens de investigação participativa procedentes de iniciativas de comunidades de base assim como de contextos académicos institucionalizados. Esta apresentação foi incluída na linha temática das metodologias participativas e assuntos epistemológicos (legitimidade e validade das formas culturais e interculturais da construção do conhecimento em todo o mundo e em toda a sua diversidade).

 

  • Relatório final do exercício de Sistematização de Experiências do processo de trabalho colaborativo (2013-2016)

Decorreu entre setembro e novembro de 2016 um exercício de Sistematização de Experiências do processo de trabalho colaborativo ocorrido no âmbito do projeto Sinergias ED (2013-2016). Dele resultou um relatório da experiência e ainda um documento de resumo das aprendizagens com base neste processo de sistematização, elaborado pela equipa do projeto. 

 

  • Referencial para capacitação em Educação para o Desenvolvimento - uma proposta Sinergias ED

O Referencial para a Capacidade em Educação para o Desenvolvimento foi construído no âmbito do projeto Sinergias ED vem dar corpo à necessidade diagnosticada de reforçar a capacitação dos atores ED, incorporando os resultados do processo de produção de conhecimento a que este projeto se propôs. Este referencial tem como propósito constituir-se, em coerência com a própria ED, como um processo participado, crítico, contínuo, ético com vista à transformação. Desta forma, contribuirá para o fortalecimento das aprendizagens em Educação para o Desenvolvimento e Transformação Social nas instituições de Ensino Superior e nas Organizações da Sociedade Civil.

Consulte o Referencial aqui

 

  • Estudo sobre Perceções e Relevância da Educação para o Desenvolvimento em Portugal

Este estudo, no âmbito do projeto Sinergias ED, tem por base uma primeira tentativa de auscultação sistematizada de vários atores sobre a perceção e a relevância da ED em Portugal. Tem como objetivos a melhoria do conhecimento efetivo sobre ED em Portugal, ao mesmo tempo que reune informações relevantes e sistematizadas sobre práticas e perceções de ED junto dos profissionais da área ao nível nacional. Ao mesmo tempo, a recolha de dados para este estudo poderá servir de base para a construção de referenciais de formação para a capacitação das Instituições de Ensino Superior e Organizações da Sociedade Civil, atividade prevista no projeto Sinergias ED, como poderá ainda servir de base e/ou apoio para estudos mais aprofundados/regulares nesta área. 

Consulte o estudo aqui. 

 

  • Relatório de avaliação final do projeto Sinergias ED: Conhecer para melhor agir - Promoção da investigação sobre a ação em ED em Portugal

Este é um relatório de avaliação ao projeto Sinergias ED, elaborado por Filipe Martins. Em coerência com a lógica educativa do próprio projeto, a sua avaliação final foi desenvolvida enquanto processo de aprendizagem colaborativo, interpretativo e crítico, procurando envolver todos os atores internos e externos. Concentrou-se em três domínios estruturais, definidos em função das principais estratégias do projeto: Produção de conhecimento científico em ED, Disseminação de conhecimento e valorização da ED e Aprendizagem e capacitação de agentes de ED. 

Consulte o relatório final aqui

 

    • "Juventudes Partidárias Portuguesas: Que Visão sobre o Desenvolvimento Global?", Maria Inês Santos, Sara Peres Dias e Luís Mah 

working-paper do CEsA-ISEG, da autoria de Maria Inês Santos, Sara Peres Dias e Luís Mah, configura uma análise no contexto das Juventudes Partidárias Portuguesas, com o objetivo de aferir o grau de participação e mobilização dos (as) jovens portugueses (as) para as temáticas da Cooperação Internacional, o seu papel enquanto Agentes na mobilização e na advocacia junto dos (as) nossos (as) decisores (as) políticos (as). Este estudo resulta de um trabalho de colaboração entre o CEsA/ISEG e a PAR - Respostas Sociais, no âmbito do projeto Sinergias ED e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. 

 

  • "Educación para la Ciudadanía Global: Una experiencia curricular en la Escola Superior de Educação de Lisboa", Alfredo Dias, Luísa Teotónio Pereira e Stéphane Laurent

Artigo de Alfredo Dias (ESE-Lx), Luísa Teotónio Pereira e Stéphane Laurent (CIDAC) sobre a experiência de criação de uma Unidade Curricular de ED na Escola Superior de Educação de Lisboa, resultado do trabalho de colaboração entre a ESE-Lx e o CIDAC, no âmbito do projeto Sinergias ED. O artigo integra uma publicação maior denominada "Deconstruir la Alteridad desde la didáctica de las Ciencias Sociales: Educar para una Ciudadanía Global" da Universidad de Las Palmas e Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS).

 

  • "Sinergias - La creatión de una revista científica de Educación para el Desarrollo a partir de una experiencia de trabajo colaborativo".

Artigo publicado no 7º número da revista espanhola "Educación Global Research" sobre o processo de construção, debate, planeamento e execução conjunta entre a Fundação Gonçalo da Silveira e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, de dois anos e meio, da revista científica "Sinergias - diálogos educativos para a transformação social". O artigo começa por um primeiro enquadramento do panorama da Educação para o Desenvolvimento em Portugal e faz também uma retrospetiva da relação de parceria entre as duas instituições responsáveis pela revista. O artigo finaliza com um conjunto de conclusões decorrentes do processo de criação da revista científica e com a identificação de alguns desafios que a nova revista enfrentará após a conclusão da sua fase de criação e lançamento.

O artigo está disponível em português, castelhano e inglês.

 

 

Biblioteca | Livros e Artigos | Revistas e Publicações Institucionais Imprensa